Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Promoção turística do Algarve mobiliza 1,65 milhões em apoios da UE

A promoção turística do Algarve já mobilizou 1,65 milhões de euros em apoios da União Europeia, através de candidaturas ao programa regional CRESC Algarve 2020, informou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Promoção turística do Algarve mobiliza 1,65 milhões em apoios da UE
Notícias ao Minuto

14:46 - 18/05/21 por Lusa

Economia Algarve

Os apoios foram concedidos à Região de Turismo do Algarve (RTA) e têm como principais objetivos a "internacionalização" de Pequenas e Médias Empresas (PME) ou a "valorização do património cultural e natural", indicou a CCDR/Algarve num comunicado.

A "capacitação institucional integrada em parcerias setoriais e territoriais, a formação de trabalhadores e a promoção das tecnologias de informação e comunicação na administração e serviços públicos" são outros dos objetivos previstos para a concessão dos apoios, acrescentou a CCDR.

"Atualmente, encontram-se ainda em execução seis dessas candidaturas, representando um investimento global de 1,36 milhões de euros e um apoio de 0,89 milhões de euros de fundos europeus, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE)", quantificou o organismo algarvio.

A CCDR precisou que os projetos aprovados e financiados visam também "estimular o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e produtos agroalimentares locais do Algarve".

Outra das metas previstas passa por "potenciar a internacionalização das PME da região do Algarve, enquadradas no domínio da RIS3 Algarve Turismo", destinado a empresas e entidades "do setor tecnológico do Algarve", promovido pela Algarve Evolution, em parceria com a Universidade do Algarve, a Associação de Turismo do Algarve ou a RTA.

A "criação e promoção de novas rotas turísticas" com o foco "na gastronomia e vinhos da região", a "capacitação dos trabalhadores da RTA, promovendo a formação especifica e direcionada em áreas como a inovação ou a tecnologia digital" também foi abrangida por estes apoios, referiu a CCDR.

"Foram já concluídas, tendo beneficiado de um montante global de apoios de 0,76 milhões de euros e representado um investimento total aproximado de 1,2 milhões de euros", candidaturas para a "internacionalização do destino turístico Algarve em Espanha, através da implementação de ações de promoção", acrescentou.

A mesma fonte referiu que estes apoios se destinaram também à "população local, empresas do setor e turistas, com enfoque na preservação e correta fruição do património natural da região", com a promoção de "visitas educacionais a locais de património natural" e a criação de "materiais de comunicação no âmbito do turismo de natureza".

Os apoios foram também utilizados para a "criação de um centro de dados", com os "respetivos recursos tecnológicos", e para "reforçar a estrutura", dando "maior robustez na disponibilização de informação" nos "21 Postos de Turismo existentes na região", assim como "suporte a novas soluções para interação com o seu público-alvo", concluiu.

Leia Também: Homem detido em Campo Maior pelo crime de violência doméstica

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório