Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Constitucional alemão dá luz verde à compra de dívida soberana pelo BCE

O Tribunal Constitucional alemão deu hoje luz verde ao programa de compra de dívida soberana do Banco Central Europeu (BCE), considerando que nem o Governo federal nem o Parlamento excederam os seus poderes ao dar a sua aprovação.

Constitucional alemão dá luz verde à compra de dívida soberana pelo BCE
Notícias ao Minuto

11:17 - 18/05/21 por Lusa

Economia BCE

O Tribunal alemão, que numa decisão anterior no ano passado tinha solicitado informações adicionais sobre o assunto, considerou a operação legítima e rejeitou assim as alegações de inconstitucionalidade apresentadas por grupos eurocéticos.

A decisão de hoje refere-se ao programa de compra soberana iniciado em 2015, em pleno combate contra a crise da dívida na zona euro.

Na decisão anterior, o Tribunal Constitucional tinha considerado o programa "parcialmente inconstitucional" e exigido informações adicionais sobre a sua proporcionalidade e, portanto, a legitimidade do mesmo.

O Governo Federal e o Parlamento foram assim chamados a rever estes aspetos antes de avançar com o programa e autorizar a participação do Bundesbank.

O processo foi iniciado pelo deputado da União Social Cristã da Baviera (CSU) Peter Gauweiler, representante da ala mais conservadora desta formação e queixoso regular contra os sucessivos resgates europeus, bem como pela formação de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), então a principal força do euroceticismo alemão.

O Governo alemão respondeu à primeira decisão do Tribunal Constitucional com documentação que apoiava a proporcionalidade do programa e a legitimidade do Parlamento e do executivo para o apoiar, tal como tinham feito.

O Ministério das Finanças argumentou então que, para aquela decisão, teve em conta os efeitos secundários da compra de obrigações sobre a economia da zona euro e outros fatores macroeconómicos.

Leia Também: BCE não estava preocupado em abril com subida da inflação na zona euro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório