Meteorologia

  • 17 JUNHO 2021
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Presidente de Moçambique reunido em Paris com a petrolífera Total

 O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, encontrou-se hoje com a administração da petrolífera Total, que recentemente suspendeu um investimento de 20 mil milhões de euros no país devido à insegurança na província de Cabo Delgado.

Presidente de Moçambique reunido em Paris com a petrolífera Total
Notícias ao Minuto

14:22 - 17/05/21 por Lusa

Economia Moçambique

Segundo fonte diplomática, o encontro aconteceu esta manhã e foi o primeiro de uma série de reuniões que Nyusi terá hoje na capital francesa, estando previstos encontros também com outros gigantes como Air France ou o banco Société Generale, que tem uma operação em Moçambique.

O Presidente moçambicano está na capital francesa com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Macamo, e o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.

A comitiva moçambicana participa na terça-feira na Cimeira sobre o Financiamento das Economias Africanas onde, entre outras temáticas, se vai discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente.

Filipe Nyusi vai encontrar-se bilateralmente com Emmanuel Mácron (Presidente francês), António Costa (primeiro-ministro português) e Charles Michel (presidente do Conselho Europeu). O líder moçambicano vai ainda encontrar-se com outros homólogos africanos, já que mais de 15 chefes de Estado e Governo marcam presença física em Paris.

Na agenda bilateral do encontro entre Emmanuel Macron e Filipe Nyusi estão os ataques de grupos armados na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, e os planos de coordenação entre os países vizinhos para fazer face ao terrorismo naquela região, assim como as diversas ofertas de ajuda por parte de Portugal, Estados Unidos e França, segundo fonte do Eliseu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório