Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Brasil reafirma interesse num acordo de comércio livre com os EUA

O ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, disse na sexta-feira à secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, que o Brasil quer continuar as negociações para um acordo bilateral de comércio livre, agora com a administração de Joe Biden.

Brasil reafirma  interesse num acordo de comércio livre com os EUA
Notícias ao Minuto

02:37 - 15/05/21 por Lusa

Economia comércio livre

Guedes aproveitou uma conversa telefónica com Raimondo para reafirmar o interesse do Brasil em aprofundar a sua parceria económica e comercial com os Estados Unidos e em fazer avançar as negociações para o acordo de comércio livre, lê-se numa declaração do Ministério da Economia.

O Brasil e os Estados Unidos anunciaram em julho de 2019 o início das negociações para alcançar um acordo bilateral de comércio livre aproveitando a afinidade entre o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o então presidente dos EUA, Donald Trump.

Guedes utilizou a conversa de sexta-feira para recordar que "o comércio bilateral e os fluxos de investimento têm potencial de expansão"

O ministro "transmitiu o interesse em trabalhar em conjunto para um acordo de comércio livre moderno e ambicioso", acrescentou a declaração.

Guedes recordou que os dois países partilham atividades bilaterais relevantes e dinâmicas, entre as quais mencionou o Fórum de Altos Executivos Brasil-EUA ("CEO Forum") e o Diálogo Empresarial.

Na agenda ambiental, uma questão que tem gerado críticas por parte de Biden das políticas de Bolsonaro para enfraquecer a luta contra o desflorestamento na Amazónia, Guedes recordou a grande quota de fontes renováveis, principalmente hidroelétricas, na matriz energética brasileira.

"O ministro reafirmou que o Brasil tem um número significativo de atividades no domínio das energias renováveis e na agricultura competitiva e sustentável, e que está disposto a expandir a sua parceria com os Estados Unidos nesta área", conclui a nota.

Leia Também: Petrolífera brasileira Petrobras prevê perfurar a foz do Amazonas em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório