Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Inflação anual em Espanha sobe para 2,2% em abril, a mais alta desde 2018

O aumento dos preços da eletricidade e dos combustíveis provocaram a aceleração da inflação anual em Espanha para 2,2% em abril, 0,9 pontos percentuais acima da verificada em março e a taxa mais alta desde outubro de 2018.

Inflação anual em Espanha sobe para 2,2% em abril, a mais alta desde 2018
Notícias ao Minuto

11:14 - 14/05/21 por Lusa

Economia Espanha

O Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhola publicou hoje o índice de preços no consumidor (IPC) para abril, que confirma os números já avançados há duas semanas.

A inflação subjacente - que não toma em consideração os preços da energia e dos alimentos não transformados por serem os mais voláteis - foi de zero, três décimos abaixo da de março e mais de dois pontos abaixo do IPC global, a maior diferença entre os dois índices desde agosto de 1986.

Por seu lado, o preço da eletricidade aumentou 36,9% em abril, o que provocou um aumento da inflação na habitação para 10% - mais seis pontos percentuais acima do valor de março -, um aumento que também foi ajudado pelo facto de o gasóleo para aquecimento se ter tornado mais barato do que em 2020.

Os preços dos transportes também aumentaram 7,4% - uma subida de mais de três pontos e meio acima da de março -- enquanto se manteve a estabilidade dos preços dos combustíveis e dos lubrificantes, que em 2020 caíram, devido à pandemia de covid-19.

Segundo o INE espanhol, o preço no setor do turismo foi particularmente atingido em baixa, com os preços da hotelaria a caírem 25,6%, os voos internacionais 13,3%, e as viagens organizadas internacionais 13,1%.

Leia Também: Euro'2020: Baixa de peso para Paulo Sousa na Polónia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório