Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Após polémica com segurança dos Censos, INE afasta tecnológica dos EUA

Contudo, a agência de estatísticas garante que a "plataforma de recolha dos Censos 2021 é segura, assim como as restantes opções tecnológicas do mesmo âmbito em toda atividade do INE". 

Após polémica com segurança dos Censos, INE afasta tecnológica dos EUA
Notícias ao Minuto

08:51 - 28/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia Censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou, no final de terça-feira, que suspendeu o contrato com a tecnológica norte-americana Cloudflare, uma empresa norte-americana, para os serviços de "desempenho e segurança" do site dos Censos. 

O anúncio vem no seguimento de terem sido levantadas dúvidas sobre a empresa, conforme explicou a agência de estatísticas. 

"Tendo sido o INE contactado a 26 de abril pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que suscitou dúvidas relativamente ao enquadramento jurídico da subscrição de serviços de desempenho e segurança no âmbito da operação censitária com a empresa Cloudflare, decidiu o INE suspender totalmente a subscrição destes serviços para que não subsistam quaisquer dúvidas no âmbito da segurança da informação", refere o INE, em comunicado enviado às redações. 

Ainda assim, a agência garante que a "plataforma de recolha dos Censos 2021 é segura, assim como as restantes opções tecnológicas do mesmo âmbito em toda atividade do INE". 

O INE sublinha ainda que "teve a oportunidade de esclarecer a Comunicação Social, tendo sido recentemente publicadas peças que, de forma isenta, fazem a demonstração da segurança da abordagem do INE à recolha de dados via site dos Censos 2021".

A suspensão do contrato com a Cloudflare não vai, contudo, "afetar a segurança do site dos Censos 2021, continuando a ser assegurada a total proteção dos dados pessoais", garante a agência de estatísticas, no comunicado assinado pelo presidente do Conselho Diretivo, Francisco Lima.

No final da primeira semana de recolha, 53% dos alojamentos que receberam uma carta com códigos respondeu aos Censos 2021, anunciou o INE, na terça-feira

Leia Também: Estas são as datas para pedir os apoios extraordinários Covid-19 em maio 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório