"Comboio tem de chegar às capitais de distrito", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas sublinha que "Portugal não é só Lisboa e Porto" e que o objetivo é que o comboio chegue a Vila Real e Bragança.

Pedro Nuno Santos

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
20/04/2021 12:10 ‧ 20/04/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

Comboio

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta terça-feira que é necessário que o comboio chegue a todas as cidades que são capitais de distrito, sublinhando que Portugal não é só a ligação entre Lisboa e o Porto. 

"Para nós é claro que o comboio tem de chegar às capitais de distrito", disse o ministro, acrescentando que o objetivo é que chegue, no Norte do país, a Vila Real e Bragança. "Esperamos levar o comboio a Vila Real e Bragança porque Portugal não é só Lisboa e Porto", acrescentou, em declarações aos jornalistas em Paredes de Coura. 

O ministro das Infraestruturas garantiu que a ligação ferroviária Lisboa-Porto-Vigo (Galiza), "é estratégica" e para começar a ser trabalhada "já", para estar concretizada "até ao final da década".

"A ligação ferroviária à Galiza é estratégica e nós queremos começar a trabalhá-la desde já. A ligação Lisboa-Porto-Vigo é para nós fundamental. (...) Privilegiamos neste momento a ligação à Galiza, região espanhola com quem Portugal tem mais relações económicas e sociais", afirmou.

A Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) saudou hoje o lançamento do Plano Ferroviário Nacional e o objetivo assumido pelo Governo de promover a sua aprovação em Assembleia da República, consagrando-o em lei.

O ministro das Infraestruturas e Habitação participou na segunda-feira no lançamento do Plano Ferroviário Nacional (PFN) que tem entre os principais objetivos a modernização da linha ferroviária, a resolução dos estrangulamentos no acesso às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, bem como a criação de um eixo de alta velocidade entre Porto e Lisboa.

Apesar de não revelar os montantes que podem estar em causa, tendo em conta que o plano ainda não está fechado, Pedro Nuno Santos adiantou que os investimentos serão superiores aos previstos no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que atribuiu 10 milhões de euros à ferrovia.

O ministro disse que espera, enquanto "adepto da ferrovia", que as viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam da Europa, ressalvando que, apesar da situação da TAP, caso termine a ligação Lisboa-Porto é consequência do desenvolvimento.

Questionado precisamente sobre a TAP, Pedro Nuno Santos disse hoje que "nas próximos dias, nas próximas semanas" o país vai conhecer a nova administração da companhia aérea, não confirmando nomes que têm sido avançados pela imprensa. 

Leia Também: Já está disponível a plataforma dos imóveis integrados no Estado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas