Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

França ativa um fundo de emergência de mil milhões para agricultores

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou hoje a criação de um fundo de emergência de mil milhões de euros para os agricultores afetados pelas geadas, que destruíram plantações nas últimas semanas.

França ativa um fundo de emergência de mil milhões para agricultores
Notícias ao Minuto

13:44 - 17/04/21 por Lusa

Economia França

"O Estado deve estar à altura desta catástrofe. Para uma situação excecional devem aplicar-se medidas excecionais. Vim anunciar um esforço significativo do Estado na ordem dos mil milhões de euros, o que a situação exige", disse o primeiro-ministro numa reunião com os representantes do setor em Montagnac, no sul do país, citado pela agência EFECOM.

Jean Castex deslocou-se a esta cidade da costa mediterrânica com o ministro da Agricultura, Julien Denormandie, para observar os danos causados pelas geadas que atingiram o país nas últimas duas semanas.

O primeiro-ministro anunciou ainda que não serão cobradas as contribuições sociais dos agricultores e haverá uma redução de impostos.

A meteorologia causou este ano danos catastróficos em praticamente toda a França, não apenas nas vinhas, mas também nas árvores de frutos e plantações de beterrabas e cereais.

As altas temperaturas do final de março aceleraram a germinação dos cultivos e as geadas de abril destruíram brotos muito tenros e com pouca capacidade de resistência em todos os tipos de culturas, em grande parte do país, informa ainda a EFECOM.

Trata-se da "maior catástrofe agrícola do século" em França, reconheceu, na segunda-feira, a ministra da Agricultura, cuja tutela aprovou a declaração de catástrofe meteorológica na semana passada.

Leia Também: Covid-19: Franceses "aliviados" e sem medo perante a vacinação em massa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório