Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Organizações dizem que Conselho Nacional da Caça tem excesso de entidades

Três organizações do setor decidiram não participar na reunião de hoje entre o Governo e o Conselho Nacional da Caça por considerarem que o organismo é composto por um número excessivo de entidades.

Organizações dizem que Conselho Nacional da Caça tem excesso de entidades
Notícias ao Minuto

19:44 - 13/04/21 por Lusa

País Caça

A inclusão do provedor do animal na recomposição do órgão foi outro motivo invocado pela Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), pela Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP) e pela Federação Portuguesa de Caça (FENCAÇA), num comunicado, para não estarem presentes no encontro.

Na nota hoje divulgada, as três associações, "que representam a esmagadora maioria dos caçadores portugueses e são as únicas representantes das entidades concessionárias e gestoras de zonas de caça", criticam a criação de um Conselho Nacional da Caça "com várias dezenas de entidades".

Para as três organizações representativas do setor, essa decisão, para a qual salientam terem alertado o Governo, vai transformar o Conselho Nacional "num órgão sem qualquer utilidade, verdadeiramente ingerível e totalmente inoperacional".

"Um excessivo número de entidades é a repetição de um erro. É condenar, à partida, qualquer discussão séria e transformá-la num debate desfocado, estéril e inconsequente", consideram as três associações, em comunicado.

As três organizações acusam ainda o Governo de "ceder à agenda radical animalista" e consideram "verdadeiramente inadmissível" a inclusão do provedor do animal.

As associações que subscrevem o comunicado hoje divulgado avisam que se "recusam a discutir matérias relacionadas com caça com o provedor do animal no seio deste Conselho, provedor este que é resultado da deriva animalista e daqueles que querem acabar com a caça".

As três entidades que se manifestaram frisam que a caça "é universal e internacionalmente entendida como uma atividade de gestão sustentável dos recursos naturais", por isso entendem ser "absolutamente desajustado juntar aos temas de conservação e gestão dos recursos bravios (fauna selvagem) matérias do bem-estar dos animais domésticos e de companhia que estão na esfera deste provedor do animal, o que seria escancarar a porta aos extremismos e radicalismos animalistas".

"Dar um lugar no Conselho ao provedor do animal é uma trapalhada e uma afronta ao setor da caça e ao mundo rural. As questões do bem-estar de animais domésticos ou de companhia não se podem confundir com as questões da caça e animais selvagens", sustentam, no documento conjunto.

O Governo anunciou hoje apoios no valor global de 10,4 milhões de euros para o setor da caça, após uma reunião com o Conselho Nacional da Caça onde o plano foi apresentado.

No encontro estiveram presentes o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.

As três "organizações de primeiro nível" salientam que as verbas anunciadas e há muito reivindicadas "são necessárias e bem-vindas", mas consideram que a composição e funcionamento do Conselho Nacional da Caça "é uma questão independente" e lamentam não ser claro se os apoios financeiros "vão compensar o impacto negativo e os prejuízos causados pela pandemia, aliviando as taxas pagas pelas zonas de caça e as licenças dos caçadores, como foi proposto".

Sem a sua presença, os três organismos dizem que o Governo esteve hoje reunido "com 5 % do setor da caça" e esperam que exista "bom senso" para "rever algumas destas posições".

Leia Também: Governo disponibiliza 10,4 milhões em apoios para o setor da caça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório