Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Do IRS à 2.ª fase do desconfinamento: Os 5 números relevantes da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do IRS à 2.ª fase do desconfinamento: Os 5 números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:13 - 03/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Numa altura em que os números da Covid-19 vão estabilizando em Portugal, o país prepara-se para dar um segundo passo no desconfinamento já a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de abril.  

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Entrega do IRS já arrancou e decorre até 30 de junho

A entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020 arrancou na quinta-feira, prolongando-se até 30 de junho, com quase de dois terços dos contribuintes a poderem, se assim o quiserem, beneficiar do IRS automático. Tal como sucede desde 2018, a entrega da declaração do IRS tem de ser feita exclusivamente por via eletrónica o que implica que os contribuintes estejam na posse de uma senha válida de acesso ao Portal das Finanças.

  • Vacinação em lares e de idosos acima de 80 anos fechada até 11 de abril

O coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 disse que prevê que a vacinação dos grupos prioritários esteja "fechada a 100%" no próximo dia 11 de abril. Se as vacinas contratadas chegarem ao país, assegurou o responsável, "no final do verão teremos, certamente, mais de 70% da população com a primeira dose".

  • Novo recorde. Dívida pública dispara para 274,1 mil milhões até fevereiro

A dívida pública disparou para um novo recorde em fevereiro ao cifrar-se nos 274,1 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados na quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

  • Segunda fase do desconfinamento vai arrancar. O que vai reabrir dia 5 de abril?

Plano "a conta-gotas" apresentado por António Costa vai seguir como previsto. Após a abertura de creches, pré-escolar e 1.º ciclo - assim como cabeleireiros - e a permissão de venda ao postigo, há agora um novo alívio nas restrições. Fique aqui a par de tudo o que muda já a partir de segunda-feira.

  • 19 concelhos acima do limite de novos casos

O primeiro-ministro fez saber esta quinta-feira que há 19 concelhos no continente acima do limiar de risco de incidência da Covid-19, que podem não avançar no desconfinamento, caso a situação se mantenha na próxima avaliação do Governo, dentro de duas semanas. 

Leia Também: Segunda fase do desconfinamento vai arrancar. O que vai reabrir dia 5?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório