Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Finanças destacam degradação do défice "menos negativa do que o estimado"

O Ministério das Finanças destacou, esta sexta-feira, que a degradação do défice de 2020 foi "menos negativa do que o estimado" no OE2021. O gabinete de João Leão explica que resultado deve-se em "larga medida à evolução da receita, que ficou 2,5% acima do previsto".

Finanças destacam degradação do défice "menos negativa do que o estimado"
Notícias ao Minuto

11:31 - 26/03/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia Finanças

O Ministério das Finanças destacou, esta sexta-feira, que a degradação do défice em 2020 foi "menos negativa" do que se previa, depois do Instituto Nacional de Estatística (INE) ter estimado que se tenha cifrado em 5,7% do produto interno bruto (PIB). 

"Esta degradação do défice orçamental foi, no entanto, menos negativa do que o estimado no OE2021 (previsão de 7,3%para 2020), tendo-se situado mais próximo da estimativa inicial do Governo inscrita no Orçamento Suplementar apresentado em junho de 2020 (6,3%)", refere a tutela, em comunicado enviado às redações. 

O gabinete de João Leão sublinha, porém, que esta é uma tendência que se verificou "na generalidade dos países europeus, onde as estimativas orçamentais não se revelaram tão negativas como inicialmente previsto", pode ler-se. 

Explicam ainda que o resultado deve-se em "larga medida à evolução da receita, que ficou 2,5% acima do previsto. Tal evolução resulta do comportamento positivo do mercado de trabalho que mostrou mais resiliência do que seria de esperar". 

Além disso, o Executivo sublinha que "Portugal conseguiu aproveitar o período anterior à pandemia para atingir o primeiro excedente da democracia", uma "margem [que] deu capacidade ao país para enfrentar esta crise de uma forma mais sustentada e resiliente e com a confiança de que uma vez ultrapassada a crise pandémica, Portugal não terá novamente uma crise de finanças públicas". 

Depois do primeiro excedente em democracia, em 2019, Portugal voltou ao défice no ano passado. A primeira estimativa do INE, divulgada esta sexta-feira, aponta para um défice de 5,7% no final do ano passado. 

Leia Também: Portugal fecha 2020 com défice de 5,7% do PIB

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório