Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Fed mantém taxas de juro e melhora previsões económicas

A Reserva Federal (Fed) deixou hoje as suas taxas de juro inalteradas e divulgou previsões económicas melhores do que o esperado para os Estados Unidos em 2021, assinalando uma "recuperação recente da atividade económica e do emprego".

Fed mantém taxas de juro e melhora previsões económicas
Notícias ao Minuto

18:26 - 17/03/21 por Lusa

Economia Fed

O banco central norte-americano indicou que prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,5% este ano e um aumento de 3,3% em 2022. Em dezembro, as previsões da Fed apontavam para uma expansão de 4,2% em 2021 e de 3,2% em 2022, dados divulgados antes da aceleração da campanha de vacinação e da adoção de novas medidas de relançamento económico.

Em finais de dezembro foi aprovado um pacote de estímulos económicos no valor de 900 mil milhões de dólares e na semana passada foi adotado um novo plano de ajuda de 1,9 biliões de dólares.

Em relação ao emprego, a Fed antecipa que a taxa de desemprego recue para 4,5% em 2021 (previa 5% há três meses), antes de baixar para 3,9% no próximo ano.

"Os indicadores que medem a atividade económica e o emprego recuperaram recentemente, embora os setores mais afetados pela pandemia continuem fracos", indicou o banco central em comunicado divulgado após uma reunião de dois dias.

A instituição financeira reiterou que continua "empenhada em utilizar toda a gama de instrumentos ao seu dispor para apoiar a economia nestes tempos difíceis".

O banco central afirmou que "o ritmo da economia vai depender bastante da evolução do vírus, incluindo os progressos em matéria de vacinação".

A Fed sublinhou que vai manter as taxas de juro próximas de zero enquanto o pleno emprego não for atingido a longo prazo.

Nas previsões que divulgou, o banco central considera que só em 2023 será atingida uma taxa de desemprego de 3,5%, o nível registado em fevereiro de 2020, antes da propagação da pandemia de covid-19 nos Estados Unidos.

A Reserva Federal também reviu em alta as suas previsões de inflação e antecipa agora uma aceleração para 2,4% em 2021, antes de uma estabilização para uma taxa próxima de 2% nos anos seguintes.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação mantém metas; Cruz Vermelha no rastreio dos colégios

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório