Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais 56 minutos. Tempo de trabalho dos gestores aumentou com a pandemia

A Adecco considera que é necessário "prevenir esta situação sob pena de ter impactos a prazo na saúde mental do profissional" - e deixa seis recomendações.

Mais 56 minutos. Tempo de trabalho dos gestores aumentou com a pandemia
Notícias ao Minuto

09:09 - 08/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Gestores

O tempo de trabalho dos funcionários com cargos de liderança aumentou cerca de 56 minutos com a pandemia, de acordo com um estudo da Harvard Business Review (HBR), citado pela Adecco.

A empresa especializada em recursos humanos diz que "ao contrário dos seus colegas sem responsabilidades de gestão, tendem a utilizar mais o tempo recém-adquirido [com o teletrabalho] para trabalhar em vez de o aplicar em benefício pessoal", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A Adecco considera, por isso, que é necessário "prevenir esta situação sob pena de ter impactos a prazo na saúde mental do profissional".

Precisamente para prevenir estas situações, a Adecco dá seis dicas para reduzir a ansiedade num dia de trabalho à distância:

  1. Less is more: Qualidade versus quantidade de interações - "Em vez de contabilizar em quantas reuniões virtuais participa, concentre-se na qualidade daquelas em que participa";
  2. Contratar ‘assistentes’ digitais de IA - "Podem ajudar os gestores a agendar reuniões, localizar a informação necessária e partilhar o acesso aos recursos";
  3. Marque as suas reuniões de forma inteligente - "Quantas vezes marcou o seu dia de trabalho com reuniões umas atrás das outras, sem deixar tempo para almoços ou pausas para café? Utilizando ferramentas de programação inteligentes, pode agora certificar-se de que todas as suas reuniões terminam 5 ou 10 minutos mais cedo, dando a si próprio (e a outros) a oportunidade de se esticar, beber um pouco de água ou dar um passeio rápido";
  4. Ligar ou não a câmara durante as reuniões virtuais? - "Outra forma de garantir que não se sinta tão cansado no final do seu dia de trabalho é ser selectivo com a frequência com que liga a sua câmara quando se reúne virtualmente";
  5. Desligue o ‘interruptor’ no fim do dia - "Encontre uma rotina diária que assinale o momento em que o trabalho é interrompido durante o dia. Isto pode ser feito tomando uma bebida, dar um passeio, fazer uma aula de yoga, dar atenção aos filhos... ajuste este interruptor a um momento de prazer: qualquer que seja a sua escolha, estas rotinas diárias ajudam-no a celebrar o que realizou durante o dia. E muito importante, desligue o computador".

Leia Também: Associações pedem medidas indispensáveis ao bem-estar das famílias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório