Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Lançado concurso público para obras de 1,75 milhões em bairro do Porto

O concurso público para a realização de obras de reabilitação exterior de oito blocos da Urbanização das Condominhas, no Porto, no valor de 1,75 milhões de euros, foi hoje publicado em Diário da República.

Lançado concurso público para obras de 1,75 milhões em bairro do Porto
Notícias ao Minuto

09:57 - 03/02/21 por Lusa

Economia Concurso

A Urbanização das Condominhas foi construída em 1998 pelo município, que vendeu uma parte dos fogos para habitação a custos controlados, destinando a outra parte a habitação social.

Cerca do ano 2000, segundo a Câmara do Porto, foram detetados "erros de construção" no bairro, que foram sendo alvo de reparações, mas não resolveram as anomalias existentes.

O assunto foi retomado há alguns anos pelo então vereador do pelouro da Habitação, Manuel Pizarro, que levou a conhecimento do executivo um resumo do problema, assinalando que a Câmara deveria assumir as responsabilidades, porque as anomalias de construção não tinham ficado resolvidas.

Quando o atual vereador, Fernando Paulo, assumiu a presidência da Domus Social (empresa municipal) e a pasta do Pelouro da Habitação e Coesão Social deu continuidade ao processo, que, segundo afirmou na reunião do executivo em que as obras foram aprovadas, foi alvo de "um trabalho muito intenso" com os condomínios durante quase três anos.

O objetivo, como noticiou, há cerca de um ano, a autarquia na sua página na Internet, foi acertar posições, relativamente à correção das patologias estruturais que fossem da responsabilidade do município e atendendo também ao desgaste natural das habitações, ao fim de duas décadas.

Com o auxílio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que elaborou um projeto onde as anomalias severas e todas as outras resultantes da passagem do tempo foram identificadas, o município apresentou um orçamento global para a obra, no valor aproximado de 1,75 milhões de euros.

Encetadas todas as conversações, Câmara e moradores do bairro das Condominhas fecharam acordo na seguinte proporção de encargos: 1,4 milhões de euros investidos pela autarquia e cerca de 350 mil euros pelos condóminos.

O prazo para apresentação de propostas para a realização das obras termina às 18:00 de 04 de março (30 dias a contar da data de envio do anúncio, na terça-feira), sendo o prazo de execução de 1.140 dias, de acordo com o concurso público hoje publicado em Diário da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório