No 4.º trimestre, novembro terá sido o mês mais negativo para a economia

Ainda assim, sublinha o INE, "os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em dezembro face ao mês anterior".

Portugal no top 10 das democracias mundiais. Já na participação política…

© iStock

Notícias Ao Minuto
20/01/2021 11:00 ‧ 20/01/2021 por Notícias Ao Minuto

Economia

INE

Novembro terá sido o mês mais negativo para a atividade económica, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A informação disponível para novembro e dezembro revela uma interrupção da recuperação parcial da atividade económica observada desde maio.

Ainda assim, sublinha o INE, "os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em dezembro face ao mês anterior". 

O mesmo sucedeu com os indicadores de confiança na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e, de forma ligeira, no Comércio. A exceção ocorreu nos Serviços em que o indicador diminuiu.

O montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco registou, em termos homólogos, reduções de 11,8% e 7,8% em novembro e dezembro, respetivamente (decréscimo de 6,3% em outubro).

As vendas de veículos automóveis registaram taxas de variação homóloga de -19,6% nos automóveis ligeiros de passageiros, -19,1% nos comerciais ligeiros e -15,7% nos veículos pesados (-27,9%, -1,4% e +16,7% em novembro, respetivamente).

De acordo com as estimativas mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, situou-se em 7,2% em novembro, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) que em outubro (8,1% em agosto de 2020 e 6,7% em novembro de 2019). 

Ainda, em 2020, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual nula (0,3% em 2019) e uma variação homóloga de -0,2% em novembro e dezembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas