Grupo holandês expande fábrica de lítio no Brasil

O grupo metalúrgico holandês AMG Advanced Metallurgical Group N.V. vai expandir a fábrica de concentrado de lítio em Volta Grande, no estado de Minas Gerais, no sudoeste do Brasil.

brasil, bandeira

© Reuters

Lusa
14/01/2021 17:22 ‧ 14/01/2021 por Lusa

Economia

Lítio

A expansão será financiada por um pagamento antecipado do grupo industrial chinês Suzhou TA&A Ultra Clean Technology Co Ltd, que em troca receberá pelo menos 200 mil toneladas de concentrado de lítio nos próximos cinco anos.

Num comunicado enviado na quarta-feira à Bolsa de Valores de Shenzhen, no sul da China, a TA&A refere que o contrato prevê que a fábrica de Minas Gerais suba a produção entre 30 e 45 por cento.

O aumento deverá corresponder a mais 40 mil toneladas de concentrado de lítio por ano, avançou a AMG N.V., num comunicado.

A expansão reflete "o empenho continuado" da AMG Brasil S.A. "em investir e aumentar a sua presença" em Minas Gerais, diz no comunicado Fabiano Costa, presidente da subsidiária brasileira do grupo holandês.

A produtora de matéria-prima para baterias de lítio Yibin Tianyi Lithium Industry Co Ltd, subsidiária da TA&A, tem até ao final de março para fazer o pagamento antecipado.

A Yibin Tianyi inaugurou em dezembro passado, na província de Sichuan, no sudoeste da China, uma fábrica de hidróxido de lítio.

O concentrado de lítio pode ser convertido em hidróxido de lítio, um elemento essencial na produção de baterias de lítio para aparelhos eletrónicos e veículos elétricos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas