Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Quase 100 trabalhadores da central de Sines "ficam sem emprego"

Quase 100 trabalhadores indiretos da central termoelétrica de Sines da EDP, com 'luz verde' para encerrar, "já receberam cartas de despedimento e ficam sem emprego", alertou hoje o sindicato do setor que defendeu uma transição energética justa.

Quase 100 trabalhadores da central de Sines "ficam sem emprego"
Notícias ao Minuto

14:26 - 30/12/20 por Lusa

Economia Sines

O Sindicato das Indústrias, Energias, Serviços e Águas de Portugal (SIEAP) alertou para o grave problema dos trabalhadores indiretos da central termoelétrica de Sines da EDP que já receberam carta de despedimento e defendeu uma transição energética justa.

"Há 99 trabalhadores que a partir de hoje ficam sem emprego com o encerramento da central, ou seja já têm as cartas de despedimento", disse o representante do Sindicato das Indústrias, Energias, Serviços e Águas de Portugal (SIEAP), Egídio Fernandes, à agência Lusa.

Estes trabalhadores, a partir da próxima segunda-feira, 04 de janeiro, "apresentar-se-ão no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para solicitar o respetivo subsídio de desemprego e reemprego", acrescentou.

A EDP recebeu as autorizações necessárias para encerrar a atividade na central a carvão de Sines a partir de 15 de janeiro e pretende fazê-lo nessa mesma data, disse hoje fonte oficial da empresa à Lusa.

"A EDP confirma que recebeu as autorizações necessárias para encerrar a atividade da Central de Sines a partir de 15 de janeiro e mantém os planos para encerrar nessa data", informou a empresa do setor energético.

De acordo com o dirigente sindical, "nas últimas duas semanas, o IEFP, tem feito ações de informação com um conjunto muito alargado de trabalhadores diretos e prestadores regulares de serviços da EDP sobre o subsídio de desemprego, reemprego e condições de acesso à reforma".

"Neste momento estão a decorrer ações individuais para analisar a situação social, de emprego e académica de cada trabalhador, para a possibilidade de integrarem ações de formação com vista a novos empregos que, eventualmente, virão para Sines", no distrito de Setúbal, indicou.

A solução para estes trabalhadores "que prestam serviços em instalações essenciais ao funcionamento da central, e alguns deles há mais de 30 anos", poderá ser a "nova industria do hidrogénio" verde, cujo início da construção está previsto para 2021 e o arranque da produção em 2022.

"A acontecer prevemos que alguns destes trabalhadores poderão integrar a exploração da nova industria", adiantou o sindicalista, considerando que "uma transição energética justa" passa por "um reemprego imediato destes trabalhadores que são técnicos qualificados e altamente qualificados".

O sindicato defende que "sejam considerados "trabalhadores em trânsito", ou seja de uma empresa para outra e não desempregados".

"Nestes processos há sempre trabalhadores que não são reintegrados, outros que irão optar por outra vida mas o nosso objetivo é manter e até, se possível, reforçar o emprego na região do litoral alentejano".

Quanto aos trabalhadores da EDP, "uma parte deles têm o problema em vias de resolução, mas há um grupo mais pequeno, de trabalhadores com menos de 50 anos, que não têm solução à vista", indicou o dirigente do SIEAP.

"Numa primeira fase alguns ficarão na central porque é necessário fazer o descomissionamento e outros terão que ser movimentados para outros locais de trabalho da EDP, sendo que o mais perto será Setúbal, Beja ou Évora", explicou.

Dos 109 trabalhadores que "inicialmente estavam com problemas da pré-reforma, reforma, mobilidade ou não, há sete ou oito trabalhadores que não sabemos para onde vão após o encerramento e há um problema ainda com cerca de 16 trabalhadores que não sabemos se aceitarão a pré-reforma", disse Egídio Fernandes.

"Estamos em conversações com a EDP porque as condições que se fazem nestas circunstâncias são condições de acordo e as condições de acesso à reforma ainda não são muito claras, mas creio que seja resolvido e iremos pugnar para que haja um menor prejuízo possível", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório