Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

TAP sem "acréscimo de custos salariais". Frasquilho renuncia aumento

O gabinete do ministro Pedro Nuno Santos refere que em dezembro verifica-se uma redução destes encargos em 33%, em comparação com os valores de março.

TAP sem "acréscimo de custos salariais". Frasquilho renuncia aumento
Notícias ao Minuto

15:56 - 29/12/20 por Notícias Ao Minuto

Economia TAP

O Governo esclareceu, esta terça-feira, que a TAP não teve acréscimos de custos salariais com as funções desempenhadas pelos seus administradores, em resposta às notícias sobre aumentos das remunerações de gestores. O gabinete do ministro Pedro Nuno Santos refere que em dezembro verifica-se uma redução destes encargos em 33%, em comparação com os valores de março

"A TAP não teve qualquer acréscimo de custos salariais com as funções desempenhadas pelos três administradores, bem pelo contrário. Comparando o mês de março com o mês de dezembro do atual ano, os encargos com o Conselho de Administração da TAP, na sua atual configuração, reduziram-se em 33% em valores brutos", refere o Ministério das Infraestruturas e Habitação, em comunicado enviado às redações.

O PSD questionou hoje o Governo se confirma o aumento de remunerações de vários administradores da TAP e se "já deu ou vai dar orientações para que decisão seja revertida com caráter imediato e efeitos retroativos". 

Também o Bloco de Esquerda perguntou hoje ao Governo se deu aval ao aumento de salários, "para quase o dobro", de três administradores da TAP e se está disponível para rever a decisão.

Em causa estão notícias de segunda-feira, segundo as quais vários administradores da TAP foram aumentados nos últimos meses, entre eles o CEO interino Ramiro Sequeira, que terá duplicado o salário.

"Ramiro Sequeira era até setembro passado chief operating officer (COO) da TAP e passou a presidente executivo interino (CEO). Passou, assim, a ocupar uma função com um evidente acréscimo de responsabilidades, e que implicou um aumento salarial. Ainda assim, importa referir que Ramiro Sequeira aceitou um salário bastante inferior ao salário de referência do seu antecessor nas mesmas funções, Antonoaldo Neves. Portanto, o CEO da TAP não teve qualquer aumento de remuneração, pelo contrário, verificou-se uma diminuição", esclarece o Executivo. 

Frasquilho renunciou a aumento na TAP

Relativamente a Miguel Frasquilho, 'chairman' da TAP, que acumulou com as funções que já exercia, "a remuneração foi automaticamente ajustada às funções desempenhadas, sem que tenha existido qualquer aumento de massa salarial paga para as funções acumuladas". Ainda assim, Miguel Frasquilho comunicou a "intenção de renunciar qualquer diferencial que resulte de acumulação das funções com efeitos à data de 28 de outubro". 

Miguel Frasquilho anunciou que abdicou do acréscimo salarial de que usufruiu a partir da saída de Humberto Pedrosa, porque quer continuar a fazer parte das negociações sobre o futuro da companhia.

A tutela diz ainda que os "valores que têm sido noticiados não são aqueles que efetivamente têm sido pagos aos três administradores, uma vez que se tratam de valores brutos, sobre os quais têm sido aplicados reduções que atingiram os 35% durante o lay-off (uma percentagem de corte superior à que foi aplicada aos trabalhadores) que e se mantêm neste momento nos 5%, quando a TAP já não está a aplicar cortes nos vencimentos dos trabalhadores". 

A pergunta do PSD foi hoje entregue na Assembleia da República e é assinada à cabeça pelo vice-presidente da bancada Afonso Oliveira e pelos deputados Cristóvão Norte e Carlos Silva.

Na segunda-feira à noite, numa publicação no Twitter, também o presidente do PSD, Rui Rio, já tinha lamentado os noticiados aumentos de administradores na TAP.

Lembra ainda o Executivo que "no futuro, quando o plano de restruturação estiver a ser aplicado, foi também já decidido que, enquanto que o corte salarial dos trabalhadores atingirá um máximo de 25% (e apenas nos salários mais elevados), no caso dos administradores ele será de 30%". 

[Notícia atualizada às 16h58.]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório