Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Plano da TAP entregue em Bruxelas prevê apoio de 970 milhões

O Governo entregou à Comissão Europeia uma proposta do plano de reestruturação da TAP que prevê um apoio de 970 milhões e que irá "garantir a viabilidade e sustentabilidade da companhia no médio prazo".

Plano da TAP entregue em Bruxelas prevê apoio de 970 milhões
Notícias ao Minuto

23:34 - 10/12/20 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

O Governo entregou, esta quinta-feira, à Comissão Europeia uma proposta inicial do plano de reestruturação da TAP onde se prevê que, em 2021, "a TAP venha a necessitar de um apoio de Estado de 970 milhões de euros".

Em nota enviada às redações, os Ministérios das Finanças e das Infraestruturas e Habitação revelam que a proposta do plano de reestruturação "incorpora uma transformação significativa da operação da TAP", sendo que o objetivo é "garantir a viabilidade e sustentabilidade da companhia no médio prazo".

Os gabinetes dos ministros detalham que esta "reestruturação engloba medidas de melhoria da eficiência operacional, um redimensionamento da frota e de redução das despesas com pessoal".

Esta proposta, pode ler-se ainda, será discutida conjuntamente com a Comissão Europeia, "no contexto da crise pandémica que afetou o setor da aviação a nível europeu, com o Governo a apresentar a sua visão sobre o futuro da companhia aérea nacional".

Numa carta a que a Lusa teve acesso, o Conselho de Administração informou hoje que os trabalhadores da TAP terão reduções salariais de 25%, no âmbito do plano de reestruturação, ficando isentas de corte as remunerações base até 900 euros.

"Todos sabem da necessidade de adequar os salários à realidade atual, o que implica reduções salariais de 25%", lê-se na carta.

Recorde-se que o prazo para a entrega do plano de reestruturação da TAP à Comissão Europeia, condição dada por Bruxelas para aprovar o auxílio estatal à companhia aérea, terminava hoje.

Leia Também: TAP: Cortes de 25% nos salários deixam de fora remunerações até 900 euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório