As bolsas de Frankfurt, Milão e Zurique permaneceram fechadas hoje por ser véspera de Natal.
As negociações comerciais entre Londres e Bruxelas prosseguiram esta manhã, depois de uma noite inteira de negociações concentradas na questão das pescas, o que atrasou o anúncio de um acordo pós-Brexit.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deveria reunir-se ao início da manhã com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para concluir as negociações, antes de um anúncio sobre o acordo, que ainda não aconteceu.
O atraso no anúncio diminuiu o entusiasmo dos investidores durante a sessão bolsista, embora o facto de ser véspera de Natal também possa ter tido influência.
Acresce ainda a ameaça do presidente norte-americano, Donald Trump, de não assinar o acordo de 900 mil milhões de dólares (cerca de 738 mil milhões de euros) para apoiar a recuperação da economia, alcançado entre republicanos e democratas.
A presidente democrata da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, decidiu convocar hoje às 14:00 (hora de Lisboa, 09:00 em Washington D.C.) uma sessão de emergência na esperança de aumentar o auxílio à recuperação económica.
Leia Também: PSI20 fecha a subir 0,61% alinhado com as principais bolsas europeias