Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Confiança empresarial aumentou na Alemanha em dezembro

A confiança empresarial aumentou na Alemanha em dezembro, depois de dois meses consecutivos em declínio, porque a economia alemã está a mostrar resistência, apesar de o confinamento afetar determinados setores, foi hoje anunciado.

Confiança empresarial aumentou na Alemanha em dezembro
Notícias ao Minuto

10:14 - 18/12/20 por Lusa

Economia Alemanha

O índice de confiança empresarial do Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo) subiu em dezembro para 92,1 pontos, contra 90,9 pontos em novembro.

A melhoria deve-se ao facto de as empresas estarem mais satisfeitas com a sua situação atual e estarem menos céticas em relação aos próximos seis meses.

"Embora o confinamento esteja a afetar muito alguns setores, em geral a economia alemã está a mostrar resistência", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança das empresas aumentou acentuadamente, estando a avaliação da situação atual no nível mais alto desde janeiro.

O otimismo para os próximos seis meses também melhorou significativamente, especialmente devido à contribuição da indústria química e de engenharia mecânica.

No setor dos serviços, a confiança empresarial recuperou um pouco porque as empresas estavam mais satisfeitas com a sua situação atual e as expectativas eram um pouco menos pessimistas.

Os setores que mais contribuíram para esta recuperação foram os dos transportes e da logística, assim como os das atividades relacionadas com o setor do imobiliário.

Mas a crise ainda afeta fortemente os operadores de viagens, os hotéis e restaurantes e as atividades culturais.

No comércio, a confiança empresarial melhorou devido ao aumento das vendas por grosso ao setor transformador.

No setor retalhista, a avaliação da situação atual melhorou, mas as expectativas pioraram.

Além disto, o Ifo sublinha que recebeu a maioria das respostas antes de as medidas de contenção na Alemanha serem novamente reforçadas.

No setor da construção, a confiança empresarial manteve-se porque, embora a avaliação da situação atual tenha sido mais positiva, o pessimismo cresceu em relação aos próximos seis meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório