Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Das bazucas ao plano de reestruturação da TAP: Os 5 números da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Das bazucas ao plano de reestruturação da TAP: Os 5 números da semana
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/12/20 por Notícias Ao Minuto

Economia História da semana

Numa semana particularmente dominada pelo tema do plano de reestruturação da TAP, também se destacou o desbloqueio da bazuca da União Europeia. Isto, a par da vacinação a arrancar em janeiroleva o primeiro-ministro, António Costa, a acreditar que "existe mesmo luz ao fundo do túnel".

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.

  • Duas bazucas com novidades: A do BCE foi reforçada com 500 mil milhões e a da UE foi desbloqueada

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro, na quinta-feira, mas reforçou em 500 mil milhões de euros o programa de compra de ativos de emergência (PEPP) para um total de 1.850 mil milhões.

No mesmo dia, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia fecharam, em Bruxelas, um acordo em torno do quadro orçamental até 2027 e do Fundo de Recuperação, anunciou o presidente do Conselho Europeu.

  • Governo já deu 22 mil milhões de euros em apoios. Há um (novo) pacote de apoios

A resposta acumulada desde 4 de março, até ao momento, já levou o Governo a atribuir mais de 22 mil milhões de euros em apoios, dos quais 2.790 milhões de euros foram a fundo perdido, segundo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. Foi ainda lançado um novo pacote de apoios para as empresas - pode consultar as várias medidas aqui

  • Marcelo é o Presidente da República a anunciar mais tarde a recandidatura, a 48 dias das eleições

Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente da República eleito em democracia a anunciar mais tarde a sua recandidatura ao cargo, a 48 dias das eleições e 92 dias antes do fim do mandato. Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter anunciado que se iria recandidatar a um segundo mandato, são nove os pré-candidatos às eleições marcadas para 24 de janeiro. Já há calendário para os debates televisivos, pode consultar aqui

  • FC Porto já encaixou 63 milhões nesta edição da Champions

Concluída a fase de grupos, os dragões atingiram a marca dos 63 milhões de euros arrecadados esta temporada na prova europeia. O FC Porto fechou com chave de ouro a  participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, alcançando na derradeira jornada novo triunfo, desta feita em solo helénico, diante do Olympiacos.

  • Plano da TAP prevê apoio de 970 milhões, 2.000 despedimentos e cortes salariais

O Governo entregou à Comissão Europeia uma proposta do plano de reestruturação da TAP que prevê um apoio de 970 milhões e que irá "garantir a viabilidade e sustentabilidade da companhia no médio prazo". O ministro das Infraestruturas confirmou que a frota será reduzida para 88 aviões, bem como cortes salariais até 25% e despedimentos de 2.000 trabalhadores, revelando ainda uma perda de receitas de 6,7 mil milhões até 2025.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório