Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Preço de venda das casas subiu 0,3% em novembro

O preço de venda das casas em Portugal subiu 0,3% em novembro face ao mês anterior, consolidando o percurso de estabilidade verificado desde o início da pandemia, anunciou hoje a Confidencial Imobiliário.

Preço de venda das casas subiu 0,3% em novembro
Notícias ao Minuto

13:10 - 10/12/20 por Lusa

Economia Confidencial Imobiliário

Num comunicado, a Confidencial Imobiliário afirma, com base em dados recolhidos no âmbito do Índice de Preços Residenciais (IPR), que desde março, as variações em cadeia do IPR têm sido residuais, oscilando entre 0,9% e -0,2%, com exceção do mês de setembro, no qual os preços desceram 2,1%.

Em relação à queda de 2,1% verificada em setembro, a Confidencial Imobiliário sublinha que esta possível tendência de descida acabou por não se confirmar porque o mês de outubro apresentou uma variação mensal nula, que foi consolidada pelos resultados de novembro.

"Contudo, a sequência de variações mensais marginais tem vindo a pressionar o comportamento homólogo dos preços, que apresenta uma tendência de claro arrefecimento", refere a empresa, precisando que em março, a subida homóloga do preço das casas se situava em 15,6% e em novembro esse indicador ficou em 5,2%, ou seja, uma contração de mais de 10 pontos percentuais face ao período inicial da pandemia.

Entre setembro e novembro, o preço médio de venda das casas em Portugal atingiu os 1.602 euros por metro quadrado e um tempo médio de venda de seis meses, de acordo com os dados do SIR - Sistema de Informação Residencial.

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário acompanha a evolução dos preços de transação de habitação, sendo apurado a partir dos dados reportados ao SIR, Sistema de Informação Residencial desde 2007.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório