Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo e parceiros discutem alternativas ao chumbo

O Governo convocou hoje os parceiros sociais para uma reunião em sede de concertação social destinada a discutir as matérias do Código do Trabalho que foram chumbadas pelo Tribunal Constitucional (TC), disse à Lusa um dos parceiros.

Governo e parceiros discutem alternativas ao chumbo
Notícias ao Minuto

20:25 - 24/01/14 por Lusa

Economia Código do Trabalho

Em dezembro, o Governo enviou aos parceiros sociais a proposta de alteração às normas do Código do Trabalho relativas a despedimento por extinção do posto de trabalho e inadaptação, que foram consideradas inconstitucionais no final de setembro.

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucionais algumas das normas introduzidas no Código do Trabalho em 2012, num acórdão de 20 de setembro, respondendo a um pedido de fiscalização sucessiva entregue por deputados do PCP, BE e Verdes, no TC a 12 de julho do ano passado.

O gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social remeteu às confederações sindicais e patronais a proposta de alteração de redação dos artigos 368.º e 375.º do Código do Trabalho e solicitou o envio "de eventuais comentários" até dia 16 do mês passado.

A proposta governamental, a que a agência Lusa teve acesso e que noticiou na altura, lembra que as novas normas relativas ao despedimento por extinção de postos de trabalho e ao despedimento por inadaptação resultaram do que foi acordado no Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego, celebrado em janeiro de 2012.

O documento enviado por Pedro Mota Soares redefine os "requisitos de despedimento por extinção do posto de trabalho" e determina que a decisão do empregador, nos casos em que existam postos de trabalho de conteúdo funcional idêntico, deve observar "algum ou alguns critérios relevantes e não discriminatórios de entre" os que são elencados.

Os critérios apresentados são as habilitações académicas e profissionais, a experiência profissional, a avaliação de desempenho, o custo do trabalhador para a empresa, a antiguidade e a situação económica e familiar.

A proposta governamental considera que, com a extinção do posto de trabalho, "a subsistência da relação de trabalho é praticamente impossível quando o empregador não disponha de outro [posto de trabalho] compatível com a categoria profissional do trabalhador".

O TC considerou que os números 2 e 4 do artigo 368 do Código do Trabalho violavam a proibição de despedimentos sem justa causa consagrada no artigo 53 da Constituição e, relativamente ao despedimento por inadaptação, considerou que a impossibilidade da subsistência da relação de trabalho nas situações de inadaptação do trabalhador ao posto de trabalho "não se verifica enquanto existir na empresa um outro posto de trabalho disponível e compatível com a qualificação profissional do mesmo trabalhador e com a capacidade prestativa que o mesmo mantenha".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório