Na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, véspera de feriado, a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) não vai fiscalizar o estacionamento em Lisboa, uma vez que a empresa estará a cumprir a tolerância de ponto por indicação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e à semelhança do que aconteceu no dia 30 de novembro.
"O senhor presidente da Câmara Municipal de Lisboa concedeu aos trabalhadores do município de Lisboa tolerância de ponto nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, pelo que, sendo uma empresa municipal, a EMEL cumpre com as indicações dadas, isto é, todos os seus trabalhadores terão tolerância de ponto no dia 7, à semelhança do que aconteceu no dia 30 de novembro", referiu fonte da EMEL ao Notícias ao Minuto.
Quer isto dizer que o estacionamento não será fiscalizado nesse dia. Importa, ainda assim, salientar que na próxima segunda-feira estará também em vigor o recolhimento obrigatório a partir das 15h00, por indicação do Governo.
Em novembro, recorde-se, Teresa Leal Coelho, vereadora do PSD em Lisboa, sugeriu a suspensão do pagamento de parquímetros da EMEL na cidade durante a pandemia, mas a proposta acabou por 'cair'. A Assembleia Municipal de Lisboa rejeitou com os votos contra do PS e de oito deputados independentes a recomendação do PSD.
A cobrança do estacionamento na via pública pela EMEL foi suspensa em Lisboa, devido à pandemia da Covid-19 a 16 de março, tendo sido depois retomada a 11 de maio. Os veículos de residentes com dístico válido - e a todos a quem já tinha sido garantido acesso - puderam continuar a estacionar gratuitamente nos parques de estacionamento da EMEL até 30 de junho.
Segundo os números mais recentes, a EMEL gere um total de 92.590 lugares tarifados na via pública, 10.589 dos quais exclusivos a residentes, de acordo com dados fornecidos à agência Lusa.