Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

FMI destaca diálogo "fluido e construtivo" com Argentina

O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou hoje que as conversações com a Argentina têm sido "fluidas e construtivas" para se chegar a acordo sobre a renegociação do acordo de assistência financeira.

FMI destaca diálogo "fluido e construtivo" com Argentina
Notícias ao Minuto

18:21 - 03/12/20 por Lusa

Economia FMI

O porta-voz do FMI, Gerry Rice, afirmou em conferência de imprensa que "uma pequena equipa do Ministério da Economia da Argentina vai deslocar-se a Washington para reuniões nos próximos dias" com o objetivo de avançar nas conversações.

"Creio que é justo dizer que as autoridades e o pessoal do FMI concordam que para enfrentar os desafios da Argentina será necessário um conjunto de políticas cuidadosamente equilibradas, que fomentem a estabilidade, restabeleçam a confiança, protejam as pessoas mais vulneráveis e lancem as bases para um crescimento sustentável e inclusivo", acrescentou.

Rice acrescentou que não há "um calendário para um eventual acordo sobre um programa apoiado pelo FMI".

Em finais de novembro, uma missão do FMI deslocou-se a Buenos Aires para iniciar conversações formais para renegociar o programa de 44.000 milhões de dólares assinado em 2018 pelo anterior presidente da Argentina, Mauricio Macri.

A Argentina está há dois anos e meio em recessão, com uma inflação elevada, desvalorização da sua moeda, elevados níveis de pobreza e uma pesada dívida externa, tendo o atual presidente, Alberto Fernandez, contactado o FMI para conseguir o acordo para um programa que "não inclua ajustamentos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório