Meteorologia

  • 15 JANEIRO 2021
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Edição

Portugueses voltaram a utilizar menos cartões de pagamento em outubro

Este valor reflete "uma inversão face a setembro, onde as operações com cartões de pagamento superaram, pela primeira vez desde o início da pandemia, os números de 2019 (+0,1% em valor)", refere o BdP.

Portugueses voltaram a utilizar menos cartões de pagamento em outubro

Em outubro de 2020, a utilização dos cartões de pagamento ficou 1,8% aquém do valor registado no mesmo mês de 2019 (5,3% em quantidade), segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

Este valor reflete "uma inversão face a setembro, onde as operações com cartões de pagamento superaram, pela primeira vez desde o início da pandemia, os números de 2019 (+0,1% em valor)", refere o BdP, em comunicado

Os dois setores mais afetados em outubro pela redução das compras com cartão foram a restauração e o alojamento (-17% e -54%, respetivamente). Em sentido oposto, as compras em supermercados/hipermercados e restantes atividades de retalho, na saúde e nas atividades postais cresceram 7,4%, 3,9% e 19,6%, respetivamente.

Em outubro, enquanto o valor das compras efetuadas por consumidores portugueses em território nacional cresceram pelo quarto mês consecutivo, 3,3% em termos homólogos, os levantamentos de numerário continuaram a registar uma evolução negativa, com uma queda de -8,7%. 

As operações de baixo valor, com um peso de 18% no total de pagamentos (1% em valor), nas quais se incluem os pagamentos de portagens e de parques de estacionamento caíram -17,5% em quantidade e -16,8% em valor, ainda segundo o BdP

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório