Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Preços das casas 'aguentam-se' este ano, mas em 2021 poderá ser diferente

"Apesar de permanecerem estáveis em 2020, os preços das casas na Europa vão cair por causa da Covid-19", refere a Moody's.

Preços das casas 'aguentam-se' este ano, mas em 2021 poderá ser diferente
Notícias ao Minuto

09:51 - 24/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia preços das casas

Os preços das casas estabilizaram este ano, mesmo com a crise gerada pela pandemia, mas a perspetiva é que sejam penalizados no próximo ano, de acordo com uma análise da Moody's. Esta tendência deverá verificar-se sobretudo nos países mais dependentes do turismo. 

"Apesar de permanecerem estáveis em 2020, os preços das casas na Europa vão cair por causa da Covid-19. (...) Os bancos europeus também vão enfrentar custos de crédito mais elevados devido ao aumento dos NPL [crédito malparado], embora as reservas de capital robustas mitiguem esse risco" refere Rodrigo Conde Puentes, vice-presidente assistente e analista da Moody's Investors Service.

Ainda assim, a agência de rating alerta que será mais difícil para os jovens e para os que ganham menos aceder a uma habitação, devido à redução dos rendimentos e ao acesso ao financiamento. 

Na semana passada, também a Comissão Europeia considerou que os preços das casas em Portugal vão continuar a desacelerar no curto prazo, de acordo com um relatório. "Vários fatores apontam para uma desaceleração adicional no crescimento dos preços das casas a curto prazo", referiu Bruxelas. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório