Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Janet Yellen vai ser a primeira mulher no cargo de Secretária do Tesouro

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo presidente eleitos dos Estados Unidos da América (EUA), o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este cargo.

Janet Yellen vai ser a primeira mulher no cargo de Secretária do Tesouro
Notícias ao Minuto

22:08 - 23/11/20 por Lusa

Economia Janet Yellen

A notícia é avançada pela Associated Press (AP), que confirmou a informação junto de uma fonte, que pediu o anonimato, familiarizada com o processo de escolha dos elementos da equipa de Biden para os próximos quatro anos.

Yellen, que é uma figura admirada no mundo financeiro, vai ser a primeira mulher a liderar o Departamento do Tesouro.

Enquanto Secretária do Tesouro, Yellen vai iniciar o primeiro de quatro anos de mandato da administração Biden com a economia norte-americana fragilizada, por causa da pandemia.

O desemprego que subiu em 'flecha', a reposição de medidas de confinamento obrigatório em várias cidades dos EUA para mitigar a propagação do SARS-CoV-2 e a incerteza que está a dominar os mercados são obstáculos com os quais Yellen se vai deparar a partir do final de janeiro.

Janet Yellen, de 74 anos e que foi também a primeira mulher a chefiar a Fed (2014-2018), era uma das conselheiras presidenciais da candidatura de Biden.

Entre as funções da futura Secretária do Tesouro vai estar a negociação da política económica dos Estados Unidos com o senador Mitch McConnel, republicano eleito pelo Kentucky, e que vai continuar a ser o líder da maioria republicana no Senado.

Também hoje, Biden terá escolhido Antony Blinken para liderar a diplomacia norte-americana e John Kerry, senador eleito pelo estado do Massachusetts e antigo candidato presidencial, para chefiar o combate às alterações climáticas.

Alejandro Mayorkas vai ser o próximo Secretário da Segurança Interna - já desempenhou a função de subsecretário nesta pasta entre 2013 e 2016, no Governo de Barack Obama.

Joe Biden está, por isso, a dar passos largos na constituição da próxima administração, ainda que o atual Presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, continue sem admitir a derrota nas presidenciais de 03 de novembro e tente a todo o custo impugnar os resultados e reverter os estados mais proeminentes.

O Presidente eleito vai constituindo a equipa sem conseguir, no entanto, aceder aos fundos federais para começar a colocar a estratégia que delineou, como a 'taskforce' para combater a covid-19, uma vez que Trump e a atual administração estão a bloquear o processo de transição do poder.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório