Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Banco espanhol diz que Portugal estagnou no último trimestre

Ao fim de dois trimestres de crescimento, o banco espanhol BBVA estima que o PIB português se tenha mantido estável no último trimestre de 2013, antecipando uma contração média do PIB de 1,5%. A entidade considera ainda que “a moderação salarial está a ter efeitos positivos no emprego”, cita hoje o Jornal de Negócios.

Banco espanhol diz que Portugal estagnou no último trimestre
Notícias ao Minuto

12:41 - 23/01/14 por Notícias Ao Minuto

Economia BBVA

O banco espanhol BBVA publicou, esta quinta, uma nota de análise económica em que antecipa que o défice orçamental português de 2013 tenha ficado abaixo dos 5,5% acordados com a troika.

“Os últimos dados de execução orçamental, disponíveis até Novembro de 2013, continuam a indicar que o Governo cumprirá com o objetivo do défice segundo o critério de desempenho (5,5%) e, inclusivamente, ficará abaixo da meta definida”, com as estimativas oficiais a apontarem para que “o défice possa finalmente fixar-se em cerca de 5,1% do PIB (5,5% incluindo a recapitalização do Banif)”.

Estes dados serão divulgados hoje pela Direção-Geral do Orçamento, apesar de muitos meios de comunicação social estarem já a avançar que o défice público de 2013 deverá ficar ainda mais abaixo, entre 4,6% e os 4,7% do PIB, e que se incluídos os 700 milhões injetados no Banif, situar-se-á entre os 5% e os 5,1% do PIB, o que ainda assim é inferior aos 5,5% acordados com a troika.

O BBVA salienta ainda, refere o Jornal de Negócios, que o mercado de trabalho “continua a comportar-se melhor do que seria de esperar para uma economia que mal saiu da recessão, o que indica que moderação salarial poderá ter tido efeitos positivos sobre o emprego”.

Neste sentido, o banco espanhol prevê que a taxa de desemprego em Portugal mantenha uma tendência de queda, até alcançar os 15,5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório