






























Veja também
Ver de novo
Empresas multimilionárias que começaram como um projeto pessoal
© Getty Images
1 / 31 Fotos
Apple
Em 1976, os cofundadores da Apple Steve Jobs e Steve Wozniak desenvolveram o seu primeiro produto, o Apple I, enquanto trabalhavam em empregos a tempo inteiro na Atari e na HP (respetivamente).
© <p>Getty Images</p>
2 / 31 Fotos
Apple
Apesar da recusa do chefe de Jobs em investir no Apple I, a empresa cresceu rapidamente. Hoje é uma das empresas mais valiosas do mundo.
© <p>Getty Images</p>
3 / 31 Fotos
Facebook
Em 2004, Mark Zuckerberg e os seus amigos foram inspirados a criar TheFacebook, um site de rede social acessível apenas a estudantes de Harvard.
© <p>Getty Images</p>
4 / 31 Fotos
Facebook
Cedo o site expandiu-se a outras faculdades e hoje o Facebook é considerado uma das principais plataformas de redes sociais do mundo. Em junho de 2020, registou 2,7 biliões de utilizadores ativos.
© <p>Getty Images</p>
5 / 31 Fotos
Instagram
Antes de lançar o Instagram com o cofundador Mike Krieger, Kevin Systrom trabalhava como gestor de produto para a Nextstop.com durante o dia e construía a app de check-in Burbn à noite.
© <p>Getty Images</p>
6 / 31 Fotos
Instagram
Tendo decidido que o foco principal da Burbn deveria ser a partilha de fotos, Systrom e Krieger lançaram o Instagram em 2010. Em 2012, o Facebook comprou a empresa por mil milhões de dólares.
© <p>Getty Images</p>
7 / 31 Fotos
Twitter
Foi em 2005, enquanto trabalhava na plataforma de podcast Odeo, que Jack Dorsey criou o twittr, um site onde as pessoas podiam atualizar o seu estatuto em tempo real.
© <p>Getty Images</p>
8 / 31 Fotos
Twitter
O Twitter continuou a ser um trabalho paralelo até mudar de nome para "Twitter" e lançado oficialmente em julho de 2006. Hoje, o Twitter continua a ser uma das plataformas de redes sociais mais populares.
© <p>Getty Images</p>
9 / 31 Fotos
Craigslist
O site de anúncios classificados Craigslist começou em 1995 como um email que o fundador Craig Newmark enviava aos seus amigos, que destacava os eventos a acontecerem à volta de de São Francisco.
© <p>Getty Images</p>
10 / 31 Fotos
Craigslist
Em 1999, Newmark deixou o seu emprego para transformar o Craigslist numa empresa. O site expandiu rapidamente e agora abrange 70 países, embora mantenha a sua estética original e minimalista.
© <p>Getty Images</p>
11 / 31 Fotos
Groupon
Antes de se tornar a Groupon, o empreendimento de negócios de Andrew Mason era uma ferramenta da web chamada The Point. Fundada em 2006, o seu objetivo era aproximar as pessoas para atingirem um objetivo comum.
© <p>Getty Images</p>
12 / 31 Fotos
Groupon
Em novembro de 2008, The Point tornou-se a Groupon, um site dedicado a oferecer descontos para grupos. Em outubro de 2010, a Groupon estava disponível em 250 cidades e tinha 35 milhões de utilizadores registados.
© <p>Getty Images</p>
13 / 31 Fotos
Imgur
O criador do Imgur, Alan Schaaf, estava a estudar na Universidade de Ohio quando decidiu desenvolver um uploader de imagens para competir com o PhotoBucket. O Imgur levou apenas duas semanas a construir.
© <p>Getty Images</p>
14 / 31 Fotos
Imgur
No seu primeiro ano, o Imgur teve meio milhão de visualizações de página por mês e, em 2011, Schaaf mudou o negócio para São Francisco para o tornar oficialmente uma empresa.
© <p>Getty Images</p>
15 / 31 Fotos
Spanx
Foi enquanto Sara Blakely se preparava para uma noitada no final dos anos 1990 que decidiu cortar os pés das suas meias-calças e assim nasceu a ideia da roupa interior Spanx.
© <p>Getty Images</p>
16 / 31 Fotos
Spanx
Assim que conseguiu arranjar um fabricante, começou o trabalho no protótipo. A empresa Spanx foi fundada em 2000 e, em 2012, Blakely tornou-se a mais jovem mulher a tornar-se multimilionária.
© <p>Getty Images</p>
17 / 31 Fotos
Under Armour
A ideia do produto que viria a ser vendido sob a marca Under Armour surgiu pela primeira vez com o fundador Kevin Plank, quando era um jogador de futebol universitário farto das suas camisolas suadas.
© <p>Getty Images</p>
18 / 31 Fotos
Under Armour
Plank desenvolveu uma camisola que não absorvia o suor e enviou-a aos jogadores da NFL. Hoje, a Under Armour é líder de mercado e em 2019 faturou 5,3 mil milhões.
© <p>Getty Images</p>
19 / 31 Fotos
Yankee Candle
Quando adolescente em 1969, o fundador da Yankee Candle, Mike Kittredge, fez uma vela para a sua mãe. O produto era tão popular entre os vizinhos que ele começou a vender as velas da sua garagem.
© <p>Shutterstock</p>
20 / 31 Fotos
Yankee Candle
Quatro anos depois, a Yankee Candle mudou-se para uma fábrica de papel em Massachusetts e, em 1998, a empresa foi vendida por uns incríveis 500 milhões de dólares. Hoje possui mais de 500 lojas em todo o mundo.
© <p>Shutterstock</p>
21 / 31 Fotos
WeWork
O fundador da WeWork, Adam Neumann, estava à frente da empresa de roupa para bebé Krawlers, quando ele e o arquiteto Miguel McKelvey perceberam que o seu prédio de escritórios tinha vários espaços vagos.
© <p>Getty Images</p>
22 / 31 Fotos
WeWork
Inicialmente a dupla lançou o Green Desk, que alugava os espaços daquele prédio. A WeWork nasceu então em 2011. Em 2019, a empresa teve uma receita de 3,5 mil milhões.
© <p>Getty Images</p>
23 / 31 Fotos
TheSkimm
A empresa de média TheSkimm é o resultado da paixão partilhada de Carly Zakin e Danielle Weisberg pela divulgação de notícias. A ideia começou como uma lista de notícias com curadoria para enviar por email às pessoas.
© <p>Getty Images</p>
24 / 31 Fotos
TheSkimm
Sem nenhum investimento externo e apenas 4000 $ entre elas, a dívida do cartão de crédito cedo começou a acumular-se. Mas tudo mudou com o seu primeiro email e TheSkimm agora tem mais de sete milhões de subscritores.
© <p>Getty Images</p>
25 / 31 Fotos
Nasty Gal
Em 2006, Sophia Amoruso lançou o site Nasty Gal do eBay, com sede em São Francisco. Com um nome inspirado em Betty Davis, o site vendia itens de moda vintage.
© <p>Getty Images</p>
26 / 31 Fotos
Nasty Gal
Tendo passado os seus primeiros dias como uma operação online, a Nasty Gal ocupou o seu primeiro espaço de armazém em 2009. Em 2012, foi nomeada "Loja de retalho com crescimento mais rápido" pela INC Magazine.
© <p>Getty Images</p>
27 / 31 Fotos
The Khan Academy
O fundador da Khan Academy, Sal Khan, tinha um emprego diurno num fundo especulativo quando começou a dar aulas particulares online ao seu primo em 2004. Rapidamente, mais membros da família passaram a pedir-lhe explicações.
© <p>Getty Images</p>
28 / 31 Fotos
The Khan Academy
Em 2009, ele deixou o emprego para se concentrar no projeto a tempo inteiro. Desde então, a Khan Academy recebeu uma doação de 1,5 milhões da Fundação Bill & Melinda Gates.
© <p>Getty Images</p>
29 / 31 Fotos
OculusVR
O cofundador da OculusVR, Palmer Luckey, construiu os óculos de realidade virtual na sua garagem. Luckey estava a estudar jornalismo e a trabalhar como engenheiro na altura.
© <p>Getty Images</p>
30 / 31 Fotos
OculusVR
Luckey acabaria por deixar a faculdade para se concentrar no seu projeto paralelo a tempo inteiro. A OculusVR angariou 2,4 milhões de dólares no Kickstarter e foi comprada 2 mil milhões em 2014.
© Getty Images
31 / 31 Fotos
Estas empresas (multimilionárias) começaram por ser um projeto pessoal
Empresas 'gigantes' que começaram por ser um projeto pessoal.
Existem muitos motivos que podem levar alguém a começar um trabalho paralelo. Ganhar dinheiro extra, por exemplo, ou sentir a satisfação de criar algo são motivos frequentemente citados pelas pessoas.
Tornar-se milionário, no entanto, nem sempre está na lista das motivações. No entanto, algumas das maiores e mais conhecidas empresas do mundo começaram por ser um projeto paralelo.
Clique na galeria e conheça algumas delas.
Leia Também: Governo promete apoiar empresas e famílias enquanto pandemia durar
Recomendados para si
Leia Também










Últimas Notícias









Newsletter
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.
Mais lidas
- Última hora
- Dia
- Semana
-
1
Economia botija de gás
Governo limita preços do gás de garrafa. Estes são os valores máximos
-
2
Economia Covid-19
-
3
Economia economia
Empresas pedem rapidez, Governo responde 'assim'. Eis os novos apoios
-
4
economia Covid-19
Presidência da UE. Portugal quer garantir que "bazuca é mesmo disparada"
-
5
Economia fatura da luz
Desconto na fatura da luz em janeiro pode chegar aos 2,36 euros
-
6
-
7
Economia tome nota
País em confinamento e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia
-
8
economia UE/Presidência
Empregados e patrões pedem que direito a desligar seja prioridade
-
9
-
10


Newsletter
Seja o primeiro a saber
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.
© 2021 Notícias ao Minuto. Todos os direitos reservados
Comentários
Regras de conduta dos comentários