Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

G20 define quadro que permite aliviar dívida dos países mais pobres

O G20 aprovou hoje o quadro que permite o alargamento da Iniciativa de Suspensão dos Serviços de Dívida (DSSI) para os países mais pobres e anunciou que se vai rever essa dívida caso a caso.

G20 define quadro que permite aliviar dívida dos países mais pobres
Notícias ao Minuto

15:32 - 13/11/20 por Lusa

Economia G20

No comunicado final de uma reunião extraordinária de Ministros das Finanças do G20 (que representa as 20 principais economias mundiais) e dos governadores dos bancos centrais desses países, foi aprovado este acordo comum para "abordar de forma eficiente as vulnerabilidades atuais de dívida que requerem uma revisão caso a caso, mas também uma forte coordenação dos credores".

Os credores devem "implementar esta iniciativa de forma completa e transparente" com o objetivo de "facilitar o tratamento oportuno da dívida para os países que podem ser eleitos para a DSSI, com ampla participação dos credores, incluindo o setor privado".

O processo de eleição, que começa com a petição do país devedor, "vai basear-se numa análise de sustentabilidade da dívida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, bem como por uma avaliação coletiva dos credores oficiais", refere a nota final da reunião.

O ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohamed al Yadan, que presidiu à reunião, assegurou que os participantes concordaram em "examinar antes da próxima Assembleia da Primavera do FMI e do Banco Mundial, se a situação económica e financeira assim o exigir, a extensão da DSSI por mais seis meses".

No passado dia 14 de outubro, o G20 tinha anunciado que chegou a acordo quanto a uma extensão da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida por seis meses.

A moratória do G20 entrou em vigor no dia 01 de maio e, até ao acordo do mês passado, estava previsto que terminasse no final do ano. O seu objetivo é ajudar os 73 países mais pobres do mundo devido à crise causada pela pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório