Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Alterações climáticas ameaçam estabilidade financeira

Uma das dirigentes do banco central dos EUA (Reserva Federal, Fed), Lael Brainard, avisou hoje que "as alterações climáticas colocam riscos importantes para a estabilidade financeira" e apelou à sua avaliação, para uma resposta devida.

Alterações climáticas ameaçam estabilidade financeira
Notícias ao Minuto

23:58 - 09/11/20 por Lusa

Economia Reserva Federal

"É vital passar do reconhecimento dos riscos importantes colocados pelas alterações climáticas à estabilidade financeira, para o momento em que as consequências quantitativas destes riscos são avaliadas e tratadas", segundo Brainard.

Estas considerações de Brainard, apontada na comunicação social como uma possibilidade para a Secretaria do Tesouro de um governo de Joe Biden, foram publicadas no relatório semestral da Fed sobre estabilidade financeira.

Esta foi a primeira vez que este documento considerou o impacto das alterações climáticas na economia.

Brainard deplorou a falta de clareza das empresas quanto ao custo financeiro da sua verdadeira exposição aos riscos ligados às alterações climáticas.

"Os mercados financeiros têm dificuldade em analisar e quantificar os riscos climáticos", sublinhou no texto.

Furacões, tempestades, inundações, incêndios florestais "podem conduzir os investidores a rever repentinamente a sua perceção do valor dos seus bens ou dos seus ativos financeiros", detalhou ainda Brainard.

"As alterações climáticas acrescentam uma camada de incerteza e riscos económicos que só agora estamos a integrar na nossa análise de estabilidade financeira", indica a Fed no seu relatório.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório