Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Lucros da Endesa crescem 38,4% entre janeiro e setembro

A espanhola Endesa registou, entre janeiro e setembro deste ano, um lucro líquido de 1.700 milhões de euros, um valor 38,4% acima do obtido no período homólogo, adiantou a empresa em comunicado.

Lucros da Endesa crescem 38,4% entre janeiro e setembro
Notícias ao Minuto

20:45 - 04/11/20 por Lusa

Economia Endesa

Este valor contou com o "efeito líquido da reversão da provisão para determinadas prestações sociais decorrente da aplicação do novo acordo coletivo" que contribui com 515 milhões de euros para o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e 386 milhões de euros para o resultado líquido, adiantou o grupo na mesma nota.

Por outro lado, avançou a elétrica, que opera em Portugal, os resultados foram afetados pelo "impacto da provisão por saídas de funcionários contabilizada no primeiro trimestre (que deduz 159 milhões do EBITDA e 119 milhões de euros do lucro líquido). Ou seja, ambos os itens contribuem com um total de 356 milhões de euros para o EBITDA e 267 milhões para o lucro líquido", lê-se na mesma nota.

A Endesa realçou que este "bom desempenho é suportado, por um lado, pelo aumento de 8,2% do EBITDA para 3.136 milhões de euros", sendo que a "estimativa do impacto da covid-19 neste valor ascende a 81 milhões de euros até setembro, apenas mais um milhão de euros face ao fecho do primeiro semestre do ano", ressalvou.

A empresa destacou ainda a "diminuição das provisões para amortizações e perdas por imparidade face ao período homólogo de 2019 em 57%, para 1.104 milhões de euros".

No mesmo período, a empresa contabilizou um volume de negócios de 12.959 milhões de euros, uma queda de 12,5% em relação aos primeiros nove meses de 2019.

A elétrica recordou ainda que, no ano passado, "acordou a descontinuação do seu negócio de carvão" na Península Ibérica.

A empresa referiu também que a gestão do seu negócio elétrico em conjunto permite "atenuar a queda da procura de eletricidade" em 6% em média na Península Ibérica e a redução dos preços grossistas da eletricidade em 36% face ao mesmo período de 2019.

"A Endesa está a conseguir resistir aos efeitos da pandemia do coronavírus, bem como da crescente concorrência no mercado liberalizado (que inclui geração peninsular, comercialização, serviços, ajustes e despesas gerais), nos primeiros nove meses deste ano. A empresa continua empenhada em cumprir os objetivos financeiros fixados para 2020, ao mesmo tempo que avança no processo de descarbonização e crescimento do parque de energias renováveis ??em Espanha como em Portugal", referiu o grupo, na mesma nota.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório