Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Aviludo, Atla, Lusofoods, Food Go e X4DEV adquiridas pela dona da Makro

A Metro AG, dona da Makro, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) de uma operação de concentração de empresas, que consiste na aquisição exclusiva das empresas portuguesas Aviludo, Atla, Lusofoods, Food Go e X4DEV.

Aviludo, Atla, Lusofoods, Food Go e X4DEV adquiridas pela dona da Makro
Notícias ao Minuto

11:41 - 03/11/20 por Lusa

Economia AdC

De acordo com um aviso hoje publicado pela AdC, a operação de concentração, notificada previamente em 26 de outubro, "consiste na aquisição indireta de controlo exclusivo pela Metro AG ("Metro"), através da sua subsidiária Metro Cash & Carry International GmbH ("MCCI") e por via de aquisição indireta de ações" das empresas Aviludo -- Indústria e Comércio de produtos Alimentares, S.A., Atla -- Logística, S.A., Lusofoods, S.A., Food Go -- Import Export, Lda., e X4DEV-- Business Solutions, S.A.

A Metro AG é uma sociedade alemã, que opera principalmente como grossista de produtos alimentares através de lojas cash & carry e operações de distribuição, esclarece a AdC.

Em Portugal está presente através da Makro Cash & Carry Portugal, S.A.

As empresas-alvo da operação de concentração são todas portuguesas que atuam na distribuição grossista de produtos alimentares, prestação de serviços de logística e transporte, importação e exportação de produtos alimentares e fornecimento de soluções informáticas.

"A Lusofoods não desenvolve ainda quaisquer atividades económicas", acrescenta a AdC.

Quaisquer observações sobre a operação em causa devem ser enviadas à AdC no prazo de 10 dias úteis, a partir de hoje.

A Metro AG anunciou, em 19 de outubro, a compra do grupo português Aviludo, grossista no segmento dos hotéis e restauração, sem revelar o valor do negócio.

A Metro AG "assinou o contrato de compra do grupo Aviludo, umas das empresas líderes no setor grossista para hotelaria e restauração, que gerou um volume de negócios de 152 milhões de euros em 2019 chegando a mais de 13.500 estabelecimentos e empresas de norte a sul do país", adiantou, na mesma nota.

Além da aquisição do negócio operacional, "que engloba os centros de produção e distribuição assim como a frota logística, esta transação inclui também o património imobiliário da empresa", sendo que as duas partes "acordaram não divulgar os detalhes financeiros da transação que ainda está sujeita a aprovação por parte das autoridades competentes", salientou a empresa.

A Metro AG comprometeu-se a "preservar a fórmula de sucesso do grupo Aviludo, incluindo a cultura empreendedora das pessoas, e formará uma aliança estratégica com a Makro".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório