Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Afinal, quanto devo poupar do meu salário todos os meses?

Hoje que é Dia Mundial da Poupança, conheça a regra dos 50-30-20.

Afinal, quanto devo poupar do meu salário todos os meses?
Notícias ao Minuto

07:00 - 31/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Poupar

Sabe exatamente quanto deve poupar do seu salário todos os meses? Pois bem, o ideal é que poupe o máximo possível, mas nem sempre se consegue, até porque há que responder a despesas fixas. 

Antes de mais, deve saber que "uma das principais regras da poupança é pagar-se a si mesmo em primeiro lugar. E o que quer isto dizer? A poupança deve ser feita assim que recebe o seu salário, ou seja, assim que recebe deve logo colocar uma parcela de parte", refere o Doutor Finanças

A regra dos 50-30-20 

A clínica especializada em finanças pessoais adianta que "colocar de parte 20% do seu salário para a poupança mensal é uma opção. Segundo a regra dos 50-30-20, a ideia é usar metade do montante para as despesas básicas, 30% para gastos indiscriminados e 20% para uma poupança mensal fixa". 

Porém, pode não conseguir colocar este montante de parte. E isso não é errado. "Se esta percentagem faz com que as suas finanças pessoais fiquem apertadas, deve definir qual é o valor mais confortável para si. Aqui o importante é poupar algum dinheiro, mesmo que seja 10%, 5% ou mesmo 1% do seu ordenado", adianta ainda o Doutor Finanças. 

Depois, pode aproveitar meses - ou alturas - de maior liquidez para fortalecer a poupança. Por exemplo, nos meses em que recebe os subsídios de férias e de Natal. 

Colocar o dinheiro de parte logo no início do mês

Esta é uma dica que pode realmente ajudar as suas poupanças. Se colocar o dinheiro de parte logo no início do mês - ou quando recebe o salário - vai gerir os restantes dias com o dinheiro que tem disponível.

"Ao colocar de parte o montante que pretende poupar logo no início de mês, deixa de contar com esse valor daí para a frente. Assim, fortalece a sua poupança e torna-se mais fácil evitar gastos desnecessários", sublinha o Doutor Finanças. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório