Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Carro sujo? A partir de domingo chumba na inspeção (vêm aí novas regras)

Vêm aí regras mais apertadas para a avaliação de viaturas, que entram em vigor em novembro, ou seja, já no domingo.

Carro sujo? A partir de domingo chumba na inspeção (vêm aí novas regras)
Notícias ao Minuto

10:36 - 30/10/20 por Notícias Ao Minuto

Auto Inspeção

A partir de domingo, dia 1 de novembro, há novas regras para a inspeção de veículos - e serão mais apertadas. Por exemplo, se não tiver o veículo limpo será mais difícil vê-lo aprovado na inspeção periódica. 

"Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza", referiu o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), numa portaria publicada em Diário da República, em julho

A avaliação das condições de limpeza de uma viatura não é uma questão nova. Segundo a legislação de 2012, já estava previsto que os carros fossem "apresentados à inspeção em condições normais de circulação e em perfeito estado de limpeza a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas". 

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revela que a partir de 1 de novembro, domingo, a lista de exigências "será mais extensa e rigorosa" e destaca algumas das alterações que vêm aí: 

"Uma das principais novidades é a fiscalização do número de quilómetros dos veículos, entre duas inspeções, para detetar manipulações no conta-quilómetros de carros usados para vender. Outra mudança centra-se no controlo das operações de recall (quando as marcas solicitam a recolha de automóveis às oficinas para reparar anomalias), nas situações que envolvem questões de segurança e de proteção do ambiente", pode ler-se. 

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório