Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2020
Tempo
31º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Carro sujo? Novas regras na inspeção chumbam carros por falta de limpeza

O Instituto da Mobilidade e dos Transporte apertou regras na avaliação de viaturas, que entram em vigor em novembro.

Carro sujo? Novas regras na inspeção chumbam carros por falta de limpeza
Notícias ao Minuto

15:45 - 05/07/20 por Notícias ao Minuto 

Economia inspeções

A partir de novembro deste ano, vai ser mais fácil ver o seu carro a ser reprovado numa inspeção periódica, sobretudo, se não tiver o veículo limpo. 

De acordo com uma deliberação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) publicada em Diário da República, esta sexta-feira, "sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza".

Contudo, a avaliação das condições de limpeza de uma viatura não são uma questão nova no que diz respeito às inspeções. Segundo a legislação de 2012, já estava previsto que os carros devessem "ser apresentados à inspeção em condições normais de circulação e em perfeito estado de limpeza a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas". Ainda assim, este novo diploma - que entra em vigor no dia 1 de novembro de 2020 - vem esclarecer qualquer ambiguidade que esta Lei pudesse sugerir. 

No que diz respeito à lavagem de estrada ou de motor, que também sempre foi aconselhada antes da inspeção, agora é obrigatória, tal como é obrigatório aos inspetores serem mais rigorosos na avaliação do estado dos travões, direção, vidros e faróis, eixos, rodas e pneus e as emissões de gases.

Ainda sobre as emissões de gases, nos carros a diesel, caso seja detetado um software de origem que falseie os números referentes à poluição, os veículos serão automaticamente chumbados pelos inspetores.

Estas 26 novas medidas aprovadas pelo IMT tem como objetivo dar resposta às "inovações tecnológicas desenvolvidas pela indústria automóvel e a inerente necessidade de atualização dos métodos e procedimentos de inspeção aplicáveis". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório