Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

IATA: É mais provável acertar na lotaria do que apanhar Covid num avião

Um estudo da Associação Internacional de Transportes Aéreos revelou que foram identificados apenas 44 casos de covid-19 no mundo nos quais a transmissão pode estar associada a viagens de avião.

IATA: É mais provável acertar na lotaria do que apanhar Covid num avião
Notícias ao Minuto

10:25 - 09/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Aviação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e várias fabricantes de aviões, como a Airbus, Boeing e Embraer, realizaram um estudo cuja conclusão aponta para a quase impossibilidade de apanhar Covid-19 num voo, por causa dos sistemas de ventilação. 

O termo de comparação, segundo o El País, é que é mais fácil acertar na lotaria do que apanhar o novo coronavírus numa ligação aérea. 

Desde o início do ano foram detetados 44 casos da Covid-19 cuja transmissão se acredita que tenha acontecido num voo - sejam eles casos confirmados, potenciais ou prováveis. Este valor compara com os cerca de 1,2 mil milhões de passageiros que viajaram nesse período, o que faz com que o risco de contrair a doença seja de um caso para cada 27 milhões de viajantes.

De acordo com o El País, há duas vezes mais probabilidade de um jogador ganhar na lotaria 'La Primitiva' com uma única aposta - uma em 13,9 milhões - do que apanhar a Covid-19 num voo. 

A associação reconhece, no entanto, que pode estar a subestimar os valores reais, mas aponta que, mesmo que 90% dos casos de Covid-19 associados a uma viagem de avião não fossem reportados, isso representaria um caso para cada 2,7 milhões de viajantes.

"Achamos que estes números são extremamente tranquilizadores. Além disso, a grande maioria dos casos publicados ocorreu antes que o uso de máscaras durante o voo se generalizasse", refere o consultor médico da IATA, David Powell, citado numa nota publicada na página da internet da associação.

A recolha de dados da IATA, refere, está em linha com os baixos valores relatados num estudo publicado recentemente no Journal of Travel Medicine.

"Embora não haja maneira de estabelecer uma contagem exata de possíveis casos associados ao voo, o alcance da IATA às companhias aéreas e às autoridades de saúde pública, combinado com uma revisão completa da literatura disponível, não rendeu qualquer indicação de que a transmissão a bordo seja de alguma forma comum ou difundida", refere aquele estudo, citado no relatório da IATA.

A fraca retoma da aviação nos últimos meses, que causou o "pior verão de sempre" no setor, levou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a piorar as projeções, prevendo que o tráfego mundial caia este ano 66%.

pandemia da Covid-19 tem tido sérias consequências nas viagens a nível mundial devido às medidas restritivas adotadas para conter o surto, com as companhias aéreas a registarem sérias dificuldades financeiras devido à falta de liquidez.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório