Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Manutenção do rating da Fitch mostra "resiliência" do Afreximbank

O presidente do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), Benedict Oramah, considerou hoje que a manutenção do 'rating' em BBB- pela Fitch Ratings mostra a resiliência do banco durante a pandemia de covid-19.

Manutenção do rating da Fitch mostra "resiliência" do Afreximbank
Notícias ao Minuto

15:21 - 25/09/20 por Lusa

Economia Benedict Oramah

"O Afreximbank está agradado por receber esta afirmação positiva da Fitch e temos total confiança na nossa resiliência durante a pandemia de covid-19", disse Benedict Oramah no seguimento da decisão da Fitch Ratings, que manteve a opinião sobre a qualidade do crédito do Afreximbank em BBB-, acima da recomendação de investimento.

"Através de uma forte liquidez e de uma gestão de risco robusta, temos garantido as fundações sólidas necessárias para apoiar a recuperação de África a seguir à pandemia e a expansão consistente do comércio intra-africano", comentou o banqueiro, numa nota de imprensa sobre a decisão da Fitch.

"A nossa resposta estratégica à covid-19 e a implementação do acordo de livre comércio em África vai fortalecer a nossa posição, reforçando o nosso papel como um condutor essencial do desenvolvimento económico africano", concluiu Benedict Oramah, citado no comunicado do Afreximbank enviado à Lusa.

O rating do banco, de acordo com a avaliação da Fitch, está sustentado "nas suas caraterísticas intrínsecas, incluindo solvência e liquidez, ambas avaliadas em a-", no limite superior da escala de avaliação do investimento.

"Apesar das pressões sobre a qualidade dos ativos, devido à crise de covid-19, o atual e esperado aumento de capital suporta a resiliência e a solvabilidade do banco", lê-se na nota da Fitch, divulgada em meados deste mês.

"A Fitch espera que o crescimento dos empréstimos para uma média próxima de 20% entre 2020 e 2022, mas ainda assim a métrica de capitalização do banco deve manter-se consistente com a avaliação 'forte' até final de 2022, assumindo que os pagamentos ao abrigo do aumento de capital de mil milhões de dólares [860,7 milhões de euros] continuam a ser feitos" pelos acionistas, escreveram então os analistas da Fitch.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório