Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Reclamações sobre seguros caíram 8% no 1.º semestre deste ano

O regulador dos seguros recebeu 4.272 reclamações no primeiro semestre deste ano, menos 8% face ao mesmo período de 2019, o que atribui à redução da atividade devido ao confinamento provocado pela covid-19, divulgou hoje.

Reclamações sobre seguros caíram 8% no 1.º semestre deste ano
Notícias ao Minuto

17:55 - 14/09/20 por Lusa

Economia Seguros

De acordo o relatório hoje divulgado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, a partir de abril houve uma queda no número de processos de reclamação recebidos, "representando, em média, uma descida de 30% relativamente ao mês de março".

Quanto às reclamações concluídas, no total, entre janeiro e junho, concluiu 4.793 processos, mais 5% face ao período homólogo de 2019, sendo que destes cerca de 87% referem-se a seguros dos ramos 'não vida' (automóvel, incêndios e outros danos, saúde, acidentes de trabalho, acidentes pessoais, etc).

Metade das reclamações encerradas eram relativas a seguro automóvel.

Já nos processos encerrados relativos ao ramo 'vida' (seguros de vida, fundos de pensões, planos de poupança reforma, etc), cerca de 69% relacionam-se com seguros de vida.

"Salienta-se, no entanto, um crescimento muito pronunciado nas reclamações relativas a seguros ligados a fundos de investimento, sendo este aumento justificado pela reversão das competências de supervisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários para a ASF, em decorrência da lei n.º 32/2018, de 20 de julho", refere o regulador dos seguros.

Das reclamações concluídas, cerca de 41% foram favoráveis ao reclamante, pelo que as restantes 59% tiveram desfecho desfavorável (ou seja, favorável ao operador, geralmente empresa de seguros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório