Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Intenções de contratação sobem ligeiramente após mínimo histórico

O setor público antecipa o maior aumento nas intenções de contratação, com uma projeção de +13%, em contraste com o pessimismo da construção, com -9%.

Intenções de contratação sobem ligeiramente após mínimo histórico
Notícias ao Minuto

11:49 - 08/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Emprego

As intenções de contratação revelam uma ligeira melhoria para 2% no quarto trimestre, depois de terem atingido um mínimo histórico, de acordo com o ManpowerGroup Employment Outlook Survey. 

"Os resultados do estudo para o quarto trimestre traduzem um otimismo cauteloso, como consequência dos efeitos do fim do lockdown e da gradual retoma da 'normal' atividade de setores e empresas. Não obstante, a destruição de emprego provocada pela crise de saúde é significativa, como atesta o aumento em quase 92 mil inscritos nos centros de emprego, desde o passado mês de fevereiro", refere  Rui Teixeira, Chief Operations Officer da ManpowerGroup Portugal, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Ainda assim, esta é uma "situação que não afeta todos da mesma forma. Os trabalhadores de funções mais indiferenciadas, em setores como a Restauração e Hotelaria, o Imobiliário ou o Retalho estão entre os principais afetados pela perda emprego, enquanto que áreas de Transformação Digital, de Cibersegurança ou de E-commerce, estão a crescer e a necessitar de talento com as skills certas", acrescenta Rui Teixeira. 

O setor público antecipa o maior aumento nas intenções de contratação, com uma projeção de +13%, em contraste com o pessimismo da construção, com -9%.

A todos estes empregadores foi colocada a mesma pergunta: 'Quais as alterações que prevê para o emprego na sua região, nos três meses que terminam em dezembro de 2020, em comparação com o trimestre atual?'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório