Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Termina hoje o prazo dos empréstimos ao IHRU para rendas

O empréstimo começará a ser pago a partir de janeiro de 2021, sendo certo que a lei salvaguarda um período mínimo de carência de seis meses.

Termina hoje o prazo dos empréstimos ao IHRU para rendas
Notícias ao Minuto

09:00 - 01/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Rendas

Os inquilinos com quebra de rendimentos devido à Covid-19 que pretendam recorrer ao empréstimo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para pagar a renda têm até esta terça-feira, dia 1 de setembro, para submeter o pedido. 

Em causa está a concessão de empréstimos sem juros ou comissões de avaliação -- sendo apenas devido o pagamento do Imposto do Selo que, no caso dos inquilinos, corresponderá "ao montante da diferença entre o valor da renda mensal devida e o valor resultante da aplicação ao rendimento do agregado familiar de uma taxa de esforço máxima de 35%", não podendo o restante rendimento do agregado familiar ser inferior a 438,81 euros (um Indexante de Apoios Sociais).

O empréstimo começará a ser pago a partir de janeiro de 2021, sendo certo que a lei salvaguarda um período mínimo de carência de seis meses.

O prolongamento até esta terça-feira foi decretado pelo Conselho de Ministros por considerar que "esta medida é aquela que se revelou mais favorável e vantajosa, quer para as famílias quer para os senhorios, neste período de pandemia Covid-19". 

Os pedidos para aceder a este empréstimo são feitos no Portal da Habitação (www.portaldahabitacao.pt).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório