Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

IPO do Porto implementou plano para aumentar eficiência energética

Falamos de um investimento de 5 milhões de euros, que terá retorno em sete anos.

IPO do Porto implementou plano para aumentar eficiência energética
Notícias ao Minuto

07:37 - 23/08/20 por Notícias ao Minuto

Economia IPO do Porto

Num investimento de mais de 5 milhões de euros, o IPO do Porto (IPOP) colocou em ação um plano para aumentar a eficiência energética dos edifícios. O objetivo é reduzir a fatura enérgica e contribuir para a pegada ecológica.

Esta semana, entraram em funcionamento 200 painéis solares térmicos no IPO do Porto. Estes equipamentos vão permitir realizar o aquecimento de águas sanitárias, distribuídos pelos edifícios de Cirurgia e dos Laboratórios e, deste modo, os "doentes internados vão usufruir de banho e outros cuidados de higiene pessoal com energia limpa".

Este investimento, refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, vai permitir uma poupança significativa de gás natural, sendo esperado um retorno em sete anos.

Esta é, refira-se, uma "das primeiras melhorias já implementadas pelo IPOP ao abrigo da candidatura ao programa POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), aprovada em 2017 e que tem como objetivo reduzir a fatura energética e diminuir as emissões de CO2".

No total, considerando todas as medidas, "o IPO do Porto irá ver reduzida a sua fatura anual da energia em cerca de 386 mil euros (uma descida dos 886 mil euros para os 500 mil euros) e uma restrição de mais de 1.400 toneladas de gases produtores de efeito de estufa".

Ainda neste âmbito, de acordo com a instituição de saúde do Norte, também foram substituídos os geradores de vapor por caldeiras de água quente e caldeiras de vaporização rápida, que servem as unidades de tratamento de ar afetas ao Bloco Operatório, Unidade de Cuidados Intensivos, Serviço de Esterilização e outros serviços.

“Foi para o IPOP um grande desafio melhorar o desempenho energético dos seus edifícios e promover a utilização racional dos recursos. É um projeto ainda em curso mas que muito nos orgulha por já termos alcançado os primeiros resultados e pela perseverança de agarrar a oportunidade de financiamento para modernizar o hospital e contribuir ativamente para a utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas”, indica Rui Henrique, presidente do Conselho de Administração do IPO do Porto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório