Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Das vacinas aos corredores aéreos: Os cinco números relevantes da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Das vacinas aos corredores aéreos: Os cinco números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

07:30 - 22/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pela divulgação de novos indicadores sobre a economia portuguesa, nomeadamente sobre o desemprego registado, que aumentou em junho. Além disso, foram também alargados os horários do comércio na Área Metropolitana de Lisboa, que até então tinham de encerrar às 20h00. 

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores

  • Portugal aprova compra de 6,9 milhões de vacinas

O primeiro-ministro anunciou, esta semana, que Portugal autorizou a compra de 6,9 milhões de vacinas contra a Covid-19, uma medida que resulta de uma coordenação entre países da União Europeia e à qual o Estado alocará 20 milhões de euros. 

A autorização para o investimento é de 20 milhões de euros e é desta forma que "o Estado português se associa assim à aquisição de vacinas contra a Covid-19 no âmbito do procedimento europeu centralizado", de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros. 

  • Bebé de quatro meses é a vítima mais nova da Covid-19 em Portugal

No boletim epidemiológico de quarta-feira, dia 19 de agosto, a Direção Geral de Saúde (DGS) deu conta da primeira morte provocada pela Covid-19 na faixa etária entre os 0 e os 9 anos. Posteriormente, na habitual conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, esclareceu que se tratava de uma "bebé de quatro meses" que estava internada no Centro Hospitalar de Lisboa Central e a "situação de patologia da criança tinha outras condições associadas".

  • Número de desempregados inscritos no IEFP supera os 407 mil

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego cresceu, até ao final de julho, para 407.302 indivíduos, de acordo com os dados divulgados, na quinta-feira, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Comparando com o mesmo período do ano passado, há mais 110.012 desempregados inscritos, o que significa um acréscimo de 37%. Se olharmos para o mês anterior, o aumento foi de 0,2%, o que significa que há mais 637 desempregados inscritos. 

  • Comércio em Lisboa pode retomar horário, mas cafés são exceção

O comércio na cidade de Lisboa, incluindo os centros comerciais, pode a partir de sexta-feira, dia 21 de agosto, retomar os horários de funcionamento praticados antes da pandemia de Covid-19, mas os cafés terão de encerrar às 21h00. A Câmara de Lisboa adianta que os postos de combustíveis podem também retomar o horário de funcionamento anterior à pandemia, embora continue a ser proibida a venda de bebidas alcoólicas.

  • Corredores aéreos: 48 dias depois, Reino Unido retira Portugal da 'lista negra' 

Foi no início de julho que o governo britânico anunciou a criação de corredores aéreos que dispensavam os turistas do país de fazerem quarentena à chegada. Porugal ficou de fora, tendo sido assim colocado na 'lista negra'. A decisão foi revertida 48 dias depois, na quinta-feira, tendo sido muito bem recebida principalmente por causa do setor do turismo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou tratar-se de uma "grande notícia", esperando que possa contribuir para a recuperação económica do Algarve. 

Leia Também: CGTP diz que dados do desemprego não refletem "o grande aumento"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório