Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 22º

Yuan deverá ser a moeda mais valorizada nos países emergentes

A estratégia da China de promoção da sua moeda, o yuan, como uma divisa de comércio mundial, deverá fazer com que a moeda volte a valorizar-se este ano, sendo uma das mais promissoras entre os mercados emergentes.

Yuan deverá ser a moeda mais valorizada nos países emergentes
Notícias ao Minuto

12:50 - 10/01/14 por Lusa

Economia Em 2014

O yuan deverá valorizar-se 1,4% para 5,97 por dólar no final deste ano, abrandando a tendência de subida no ano passado, quando ganhou 2,9%, o que seria o valor mais alto nos últimos 20 anos, de acordo com o banco alemão Norddeutsche Landesbank que, além de ser a maior instituição de crédito no norte da Alemanha, tem também feito as mais certeiras previsões sobre a valorização da moeda chinesa nos últimos quatro trimestres.

"O yuan está a tornar-se cada vez mais importante no comércio, isso é uma coisa que estamos a ver com grande excitação na Europa", disse o economista Frederik Kunze, da instituição financeira alemã sedeada em Hanover, em declarações à agência financeira Bloomberg, acrescentando que "uma apreciação estável deve continuar".

A China tem assinado um conjunto de acordos para trocar o yuan mais livremente em praças financeiras como Singapura, Londres e a zona euro, e está a abrandar o controlo cambial no âmbito do processo de liberalização económica em curso no país.

Até agora, o país tem conseguido não só prevenir a bolha de crédito que a Moody's alertava para a possibilidade de existir e que poderia até levar a uma crise financeira, como também conseguiu suplantar o euro no segundo lugar das moedas mais transacionadas em trocas comerciais e financeiras no ano passado, de acordo com dados da Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais (SWIFT, em inglês).

A valorização do yuan vai também suplantar o ganho das moedas do Brasil, Rússia e Índia, que, juntamente com a China, compõem os BRIC, de acordo com a média dos economistas divulgada pela Bloomberg, que reporta ainda que as divisas destes países desvalorizaram-se entre 7 e 15% no ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório