Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Empresas em lay-off podem fazer rescisões por mútuo acordo

No entanto, estão impedidas de fazerem despedimentos coletivos. O mesmo se aplica aos novos apoios, incluindo ao sucessor do lay-off simplificado.

Empresas em lay-off podem fazer rescisões por mútuo acordo
Notícias ao Minuto

08:59 - 18/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Lay-off

As empresas que estiveram abrangidas pelos apoios criados no âmbito da Covid-19 não podem avançar para despedimentos coletivos ou por extinção do posto de trabalho, mas podem avançar com rescisões por mútuo acordo, noticia o Jornal de Negócios

Fonte do Ministério do Trabalho confirmou ao referido jornal que podem avançar para a opção "acordo de revogação fundamentado em motivo que permita o despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho", sendo que também dá direito a subsídio de desemprego, mas com os limites das chamadas 'quotas'. O motivo apontado pela tutela é que "os acordos pressupõem vontade de ambas as partes, pelo que não se tratam de despedimentos".

No final de março, uma retificação ao diploma inicial do lay-off simplificado veio acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho.

O Jornal de Negócios revela ainda que apesar de proibir os despedimentos coletivos ou por extinção de posto de trabalho, nos 60 dias seguintes, o lay-off - e os mecanismos que se seguem - acaba por não proibir a dispensa de trabalhadores precários, ao mesmo tempo que também não garante proteção total para os que têm outro tipo de contratos menos precários. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório