Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

BEI financia energia 'limpa' da Navigator com 27,5 milhões

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar o grupo The Navigator Company em 27,5 milhões de euros para a construção e exploração de uma nova caldeira de biomassa na sua fábrica na Figueira da Foz.

BEI financia energia 'limpa' da Navigator com 27,5 milhões
Notícias ao Minuto

13:14 - 03/08/20 por Lusa

Economia Bancos

O grupo português Navigator é o maior fabricante de papel e pasta de papel da Europa e o projeto consiste na construção e exploração de uma nova caldeira de biomassa na fábrica de papel e pasta de papel da Figueira da Foz, que, segundo um comunicado do BEI, "é um importante passo na recente estratégia de descarbonização da empresa".

Os fundos são concedidos ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa.

Este projeto é o primeiro passo da estratégia de descarbonização lançada recentemente pela Navigator com o objetivo de assegurar a neutralidade carbónica da empresa até 2035 (15 anos antes da meta da UE, que é 2050), a qual está em sintonia com o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica aprovado por Portugal.

Segundo o comunicado, a substituição do equipamento existente por uma nova caldeira de biomassa faz parte dos investimentos que a empresa está a realizar para neutralizar as emissões de carbono, sendo considerada uma medida crucial para conservar e reforçar a sua competitividade e presença no mercado num setor cíclico, especialmente no contexto das profundas consequências económicas da atual pandemia da covid-19.

A fábrica da Figueira da Foz apenas utiliza matéria-prima proveniente de florestas certificadas por sistemas de certificação florestal reconhecidos internacionalmente ou considerada como madeira controlada. 

"Estamos muito satisfeitos por apoiar a ambiciosa estratégia de descarbonização da The Navigator Company e os seus esforços em modernizar a produção para torná-la mais sustentável e fortalecer a sua competitividade. Ao impulsionar a recuperação económica da covid-19, este projeto promoverá a economia circular e ajudará a UE a alcançar o seu objetivo de neutralidade climática até 2050", disse a vice-presidente do BEI Emma Navarro, responsável pelas operações em Portugal e pela ação climática do Banco.

Esta é a oitava transação entre o BEI e a The Navigator Company, tendo a última operação sido assinada em 2018. Neste recente projeto, o Grupo BEI apoiou os investimentos da The Navigator Company nos domínios da inovação e da ação climática, nomeadamente o financiamento da modernização da fábrica da Figueira da Foz e da melhoria das suas tecnologias de produção, o que permitiu reduzir a energia consumida e a quantidade de produtos químicos utilizados, bem como as emissões de gases com efeito de estufa, graças à substituição dos combustíveis fósseis por um recurso acrescido à biomassa, uma fonte de energia renovável.

BEI é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia (UE), cujo capital é detido diretamente pelos Estados-membros. 

Está em posição de contrair empréstimos a baixo custo nos mercados de capitais, o que lhe permite disponibilizar financiamento a longo prazo para investimentos sólidos que contribuam para a prossecução dos objetivos políticos da UE, nomeadamente o crescimento sustentável e a criação de emprego, bem como dos objetivos em matéria de clima.

Em 2019, o BEI disponibilizou 63,3 mil milhões de euros para a execução de projetos em todo o mundo, incluindo no domínio dos cuidados de saúde, das PME e do clima e anunciou que deixará de financiar projetos baseados em combustíveis fósseis a partir do final de 2021.

O Plano de Investimento para a Europa ('Plano Juncker') foi lançado em 2014 com o objetivo de reverter a tendência descendente dos níveis de investimento e de promover a recuperação económica da Europa e alavancou até à data 524,4 mil milhões de euros de investimento e apoiou mais de 1,4 milhões de empresas emergentes e PME em toda a Europa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório