Meteorologia

  • 04 AGOSTO 2020
Tempo
31º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Apoios ao setor das pescas com 180 candidaturas aprovadas

São 180 as primeiras candidaturas aprovadas para apoio ao setor das pescas, que representam um apoio público de 2.725.494 euros dos quais já foi pago um milhão e 67 mil euros, informou hoje o Governo, em comunicado.

Apoios ao setor das pescas com 180 candidaturas aprovadas
Notícias ao Minuto

20:55 - 31/07/20 por Lusa

Economia Covid-19

No total, com as alterações ao Programa Operacional Mar 2020, para compensar pescadores e empresas do setor da pesca por paragens temporárias da frota, foram alocados sete milhões de euros de apoio público.

Já a linha de crédito do programa Capitalizar conta neste momento com 59 candidaturas aprovadas, num total de 12,2 milhões de euros de crédito pedido e 921 mil euros de bonificação prevista.

Com estas verbas pretende-se "disponibilizar os meios financeiros necessários para fazer face às necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, nomeadamente para a liquidação de salários, impostos ou pagamentos de dívidas junto de fornecedores ou de instituições financeiras", frisa o Governo, na nota hoje divulgada.

As medidas de apoio à pesca no quadro da covid-19, com o objetivo de minimizar os impactos económicos na pesca e aquicultura devido à pandemia, assim como garantir as condições de segurança dos pescadores, permitiram a realização de 1.720 testes em todo o país a profissionais do setor.

Para uma das linhas de apoio, especificamente destinadas à aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual, tal como à realização de testes de despistagem, foi alocada uma verba de três milhões de euros.

Esta aviso contemplou 45 projetos, "16 dos quais de armadores e pescadores, quatro de entidades públicas e associações de pescadores, dois de empresas de aquicultura e 23 de empresas de transformação, envolvendo um investimento de 1,9 milhões de euros", refere o mesmo comunicado.

O apoio público aprovado, dois milhões de euros, foi dirigido em 56% para os profissionais do setor da pesca, 42% para as empresas de transformação e 2% para as empresas aquícolas, informa a tutela.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 673 mil mortos e infetou mais de 17,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.735 pessoas das 51.072 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório