Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Da queda histórica ao plano de retoma da TAP: Os cinco números da semana

O Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Da queda histórica ao plano de retoma da TAP: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

07:00 - 01/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pelo levantamento de restrições nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa, numa altura em o crescimento de novos casos tem-se mantido abaixo dos 300. Do ponto de vista económico, foram conhecidos vários dados que indicam já a forte queda causada pela pandemia

A par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores e apresenta-os através dos cinco números mais relevantes:  

  • Economia afundou 16,5% no segundo trimestre do ano

O produto interno bruto (PIB) contraiu 16,5% no segundo trimestre do ano, aquele que terá sido o mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, na sexta-feira. É uma "forte contração", sublinha o INE, e não há registo de uma contração tão acentuada. 

  • Na zona euro, quebra foi de 15%

O PIB da zona euro contraiu 15% no segundo trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, na sexta-feira. Estes números revelam o forte impacto económico da pandemia na região. Entre os países que já reportaram dados, Portugal é o 4.º país com a queda mais acentuada

  • Portugal segue a duas velocidades

Toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML) passará a estar em situação de contingência a partir deste sábado, enquanto o restante território de Portugal Continental permanecerá em situação de alerta pelo menos mais 15 dias, determinou o Governo na quinta-feira. 

  • Taxa de desemprego subiu para 7%

A taxa de desemprego terá subido para 7% em junho, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na quarta-feira. A taxa de subutilização de trabalho - que inclui a população desempregada, o subemprego de trabalhadores involuntariamente a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar, e os inativos disponíveis, mas que não procuraram emprego - terá crescido para 15,4% no mesmo mês. 

  • TAP repõe voos "gradualmente". Retoma 66 rotas em agosto e 76 em setembro

A TAP está a repor "gradualmente" as suas operações diárias, sendo que prevê realizar cerca de 500 voos semanais de ida e volta em agosto, atingindo assim um total de 66 rotas nesse mês. Em setembro, a companhia aérea estima operar 76 rotas, o que significará 40% da atividade antes da pandemia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório